A Apple anunciou o lançamento de um novo dispositivo de acesso wireless compatível com o sistema operativo Microsoft e Mac OS X, que permite aos utilizadores montarem uma rede WI-Fi doméstica e tirar partido do serviço de música da Apple, iTunes, ou simplesmente usar uma ligação Internet doméstica sem fios.



A Airport Express estará disponível para venda a partir de Julho por 129 dólares e permite uma velocidade de transmissão de dados que ronda os 54 MB por segundo, explica a empresa em comunicado.



O equipamento permite a compatibilidade com outros dispositivos wireless, dando igualmente a possibilidade ao utilizador de ligar Airport Express, PC e colunas, ou alta fidelidade garantindo a ligação à Internet que lhe dá acesso à sua play list do serviço iTunes, que pode ser ouvida via alta fidelidade, através de uma ligação áudio entre Airport Express e o equipamento de som.



Além de permitir, pela primeira vez, reproduzir as faixas musicais adquiridas através do iTunes num dispositivo não configurado pela Apple, o Airport Express possibilita ainda ligar outro tipo de equipamentos como impressoras. Esta estação base portátil usa o protocolo 802.11g, conta com uma porta USB, conexões para DSL e cabo e usa o software de rede AirTunes que garante a ligação a outros dispositivos remotos.



A expectativa relativamente às vendas do novo equipamento são elevadas uma vez que o mercado de dispositivos WI-FI para fins domésticos tem crescido nos últimos anos, valendo em 2003 1,3 mil milhões de dólares, mais 43 por cento que no ano passado, segundo estimativas da Synergy Research Group.



Por outro lado, a Microsoft abandonou recentemente o mercado, alegando ter já cumprido a sua função de dinamizadora das tecnologias wireless e de impulsionador da introdução de novos standards de segurança para esta área, acabando por demonstrar que a rentabilidade do seu modelo de negócio para esta área não funcionou.



O facto da Apple apresentar um novo produto a menos de 200 dólares, que garante compatibilidade com o sistema operativo do gigante norte-americano - sem oferta concorrente - deverá aumentar o potencial de vendas do equipamento.



A opção da Apple em garantir a compatibilidade do Airport com ambos os sistemas operativos tem sido uma escolha recorrente já experimentada com o iTunes e com o leitor de música iPod.



Notícias Relacionadas:

2003-09-11 - Ligações Wi-Fi continuam a crescer impulsionadas pelo mercado "caseiro"