A Apple anunciou ontem um novo iPod que mantém as funcionalidades básicas e memória das versões anteriores, mas tem um preço mais reduzido. O novo modelo está disponível em duas versões, uma primeira com 20 GB de memória que custa 299 dólares e uma segunda com 40 GB de memória disponível, que será vendida por 399 dólares.



Ambos contam com uma bateria de 12 horas, com capacidade para recarregar totalmente em duas horas, segundo adianta um comunicado onde são detalhadas algumas novas funções ao nível da organização de listas de música e selecção de temas.



Face ao modelo anterior, o novo iPod tem mais quatro horas de bateria. No que respeita ao preço e capacidade, o novo modelo de 20 GB suporta 5 mil músicas e custa 299 dólares, quando o modelo anterior com as mesmas características custava 399 dólares.



Os analistas consideram que ao diminuir o preço e aumentar as capacidades da bateria a Apple endereçou os dois pontos frágeis do produto e antevêem mais sucesso. De sublinhar que a empresa tem neste momento 50 por cento de quota no mercado de leitores digitais de música e que as suas vendas praticamente triplicaram no trimestre terminado em Junho. Para este trimestre as previsões dos analistas apontam para vendas próximas dos 1,2 milhões de unidades.



O sucesso da Apple nesta área deve-se apenas à receptividade do mercado norte-americano, já que os leitores de música digitais (em versão Mini e mais barata) apenas esta semana chegam à Europa. No que respeita a este novo modelo, a empresa não adiantou datas de disponibilização para fora dos Estados Unidos.



Notícias Relacionadas:

2004-07-08 - Apple confirma lançamento internacional do Mini iPod para 24 de Julho

2004-07-01 - Sony responde a iPod com leitor de música mais barato e maior capacidade de armazenamento

2004-02-19 - iPod com mais de 100 mil encomendas antes de lançamento nos EUA

2003-10-19 - Apple acrescenta gravação de voz e armazenamento de fotos ao iPod