A Apple disponibilizou ontem uma nova atualização para iPhone e iPad. O update de software para o iOS 5.1.1 vem corrigir quatro falhas de segurança no sistema operativo e no browser fornecido com os dispositivos móveis da fabricante. São também prometidas melhorias ao nível do desempenho e estabilidade da plataforma.

No que respeita à segurança, é corrigida uma vulnerabilidade particularmente importante, que começou a dar que falar o mês passado, afetando apenas os utilizadores do browser da Apple na sua versão móvel.

Esta podia ser explorada de forma a direcionar os utilizadores para sites de código malicioso, criados para se assemelharem a páginas legítimas, onde lhes era solicitado o fornecimento de dados pessoais.

São também endereçadas três falhas de segurança relacionadas com o motor do browser (WebKit). Uma delas deixava os utilizadores suscetíveis a ataques de execução remota de código por terceiros.

A atualização deverá também corrigir os problemas com a reprodução de vídeo com recurso à funcionalidade AirPlay, bem como o erro que fazia com que alguns iPads registassem problemas quando se mudava da rede 2G para 3G e vice-versa.

Outro dos bugs que devem ficar resolvidos com este update é a aquele que fazia surgir o alerta "unable to purchase" (impossível concluir a compra) quando o utilizador já tinha conseguido comprar o item em causa.

A atualização, disponível para iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad, iPad 2 e iPod touch (de terceira e quarta gerações) pode ser feita via Wi-Fi ou através do iTunes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes