A Apple anunciou que vai autonomiza a área de desenvolvimento de produto relativa ao leitor de música digital iPod. A notícia já havia sido veiculada pela imprensa internacional e ontem teve confirmação oficial por parte da empresa norte-americana, através de uma declaração citada pela C|Net.



Até agora as áreas de desenvolvimento de hardware para PC e leitor digital de música estavam agregadas numa única divisão que partilhava recursos. A opção de tornar independentes as duas áreas de desenvolvimento tem a ver com a necessidade de criar maior foco no iPod, em especial, e no mercado de música em geral, adiantou a empresa.



Pela primeira vez no último trimestre fiscal, as vendas do iPod ultrapassaram as vendas dos Mac, o que acabou por acelerar a decisão.



O iPod chegou ao mercado em Outubro de 2001 e desde então já foram vendidas 3 milhões de unidades. O leitor digital passou ainda a suportar o serviço de música iTunes, lançado em Abril do ano passado, que já vendeu 70 milhões de downloads de música.



A Apple tem afirmado por diversas vezes que está empenhada em manter e reforçar presença no mercado de música. A autonomização desta área de desenvolvimento é uma acção clara nesse sentido que permitirá acelerar o desenvolvimento de novos produtos.



A nova divisão será coordenada pelo actual vice-presidente da Apple, John Rubinstein, que até agora coordenava toda a área de desenvolvimento de hardware da empresa.



Notícias Relacionadas:

2004-02-19 - iPod com mais de 100 mil encomendas antes de lançamento nos EUA

2003-10-19 - Apple acrescenta gravação de voz e armazenamento de fotos ao iPod

2003-04-29 - Apple disponibiliza downloads de música ao preço único de 99 cêntimos por faixa