
A Apple detetou uma falha no código do iOS e Mac OS X que colocava em causa a segurança dos certificados de comunicação entre o browser Safari e as páginas Web. De acordo com a imprensa internacional os certificados não estavam a ser verificados da forma certa, abrindo espaço para a exploração de esquemas de roubo de dados.
Isto permitia, por exemplo, que um pirata informático criasse uma página falsa por onde o utilizador passava primeiro, até ser redirecionado para o website que queria mesmo visitar. Entretanto alguns dados já teriam sido roubados.
A falha foi detetada inicialmente no sistema operativo móvel que sustenta os iPod Touch, iPhone e iPad, mas o mesmo problema estaria também disponível no Mac OS X. Ontem, 25 de fevereiro, a Apple libertou uma atualização de software para o sistema operativo de computadores para "estancar" as falhas de segurança.
Escreve a BBC que a falha de segurança terá existido durante meses, mas nenhuma empresa de segurança veio a público relatar a sua existência. Um especialista ouvido pelo jornal britânico considerou uma falha a Apple não ter identificado e endereçado o problema mais cedo.
Ainda não é certo quantos utilizadores podem ter sido efetivamente afetados pela falha de segurança, nem a quantidade de dados que pode ter sido roubada.
Se ainda não atualizou os equipamentos para o software mais recente, deve fazê-lo o quanto antes sob pena de agora a ameaça poder ser explorada por mais criminosos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários