A Apple revelou a expansão do seu programa de autorreparação de equipamentos aos portáteis MacBook Air e MacBook Pro equipados com a família de processadores M1. Isso significa que os reparadores ou donos dos equipamentos podem ter acesso a peças genuínas de substituição, as respetivas ferramentas de trabalho e claro, os manuais com os guias e instruções.

A fabricante inaugurou o programa em abril para os smartphones iPhone, acessível através do seu Self Service Repair Store, para já, ainda apenas nos Estados Unidos, mas revelou hoje que vai ser expandido a outros países, a começar pela Europa no final do ano.

O serviço de reparação dos novos computadores oferece mais de uma dúzia de formas de reparação para cada modelo, entre eles a possibilidade de substituir o ecrã, a tampa superior com a bateria, o trackpad e outros componentes, destacando que mais vão sendo adicionados ao serviço. E tratam-se das mesmas peças disponíveis nas oficinas oficiais da Apple, assim como nos serviços autorizados pela marca, que podem agora ser adquiridas e utilizadas a quem tenha experiência na reparação de equipamentos eletrónicos.

Os interessados em reparar os computadores necessitam de rever o respetivo manual de reparação, disponível no endereço de suporte e fazer a encomenda das peças e ferramentas que necessitar. E se quiser pode devolver os componentes danificados para a Apple para reciclagem ou recondicionamento, podendo mesmo receber descontos nas suas encomendas. No caso de não querer comprar as ferramentas, a Apple também oferece a possibilidade de arrendamento dos kits de reparação por 49 dólares, sobretudo indicados para reparações pontuais. Os utilizadores podem manter as ferramentas por uma semana e devolvê-las sem custos em portes.

A gigante da maçã afirma que nos últimos três anos tem vindo a alargar a sua rede de reparadores, com ferramentas e peças legítimas. A sua rede global conta com mais de 5.000 serviços de reparação autorizados e mais de 100 mil técnicos ativos. Só nos Estados Unidos, a Apple diz que oito em cada 10 clientes estão localizados a 20 minutos de um reparador autorizado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.