A Academia de Artes e Ciências Discográficas entregou ontem à Apple um Grammy pelo seu contributo para a Indústria Musical e de gravação. De acordo com a informação presente no site da Academia, esta foi a primeira vez que um prémio semelhante foi entregue a uma empresa da área informática.



Os primeiros Tech Awards dos Grammy foram atribuídos em 1994 e destinam-se a galardoar o mérito de indivíduos e ou empresas que deram contribuições de notável significado técnico na área da indústria música.



A Academia destacou a Apple pelos computadores e software que permitiram o desenvolvimento da forma com a música é "escrita, misturada, gravada e criada", enquanto de referiu que os produtos da empresa, desde o computador Macintosh, tornaram mais fácil e barato a um músico a composição, edição e mistura da música de forma individual.



De acordo com um comunicado à imprensa emitido pela Apple, Steve Jobs, presidente executivo da Apple afirmou "Gostamos de música e estamos maravilhados por termos um papel no
processo criativo e de audição", salientando ainda que "Honra-nos muito receber este prémio GRAMMY e estamos também desejosos de contribuir ainda mais nos próximos anos".



Este ano além da Apple foi galardoado Robert Moog, pelo desenvolvimento do sintetizador em 1964 que serviu de incentivo à revolução da música electrónica. Contabilizados entre os anteriores premiados por este Grammy estão Ray Dolby em 1995 pelo contributo para a redução de ruído nas gravações e a Sony/Philips em 1998 pelo desenvolvimento do Compact Disc que revolucionou a forma como a música é entregue aos consumidores.



Ainda no ano passado a Apple recebeu um Emmy, atribuído pela Academia de Artes e Ciências televisivas pelo desenvolvimento da tecnologia FireWire.

Notícias Relacionadas:

2002-02-13 - Apple, Sun e Ericsson juntam-se para apoiar norma MPEG-4

2001-08-23 - Apple recebe Emmy de engenharia por FireWire

2001-01-19 - iTunes da Apple contabilizou 275 mil downloads