A Apple anunciou hoje o lançamento de uma nova gama de computadores portáteis iBook G4, a qual inclui o mesmo processador que já havia sido integrado nos modelos iMac e eMac da mesma marca. Baixando a fasquia em termos de dimensão de ecrã, capacidades gráficas e acessórios em relação aos portáteis PowerBook, a Apple consegue assim preços mais atractivos para as vendas a retalho no Natal.

Além do novo processador e do sistema operativo Mac OS X Panther pré instalado, estes portáteis contam com conectividade USB 2.0, e FireWire 400 e placa de rede Ethernet 10/100BASE-T. São ainda opcionais a utilização da tecnologia de comunicação AirPort Extreme (IEEE 802.11g)e um módulo Bluetooth. Todos os novos iBook G4 possuem no mínimo 256MB de RAM e uma drive combinada de CD-RW/DVD-ROM.

A Apple salienta ainda em comunicado que os novos iBook vêm equipados com a versão 10.3, "Panther", do Mac OS X pré-instalada. Recorde-se que o "Panther" - que começará a ser vendido em todo o mundo a partir de 24 de Outubro - inclui mais de 150 funcionalidades e uma compatibilidade melhorada em relação a impressoras Windows e serviços em rede.

A marca tem já disponível para compra no seu site oficial o modelo com ecrã de 12 polegadas, mas os dois portáteis com ecrãs de 14,1 polegadas devem estar à venda apenas na próxima semana. Os três modelos têm preços de venda a público entre 1099 dólares (no caso do iBook com um monitor de 12.1 polegadas, processador de 800MHz e 30GB de disco rígido) e 1499 dólares no caso do modelo com processador de 1GHz, ecrã de 14,1 polegadas e disco de 60GB.

Notícias Relacionadas:
2002-05-21 - Apple actualiza linha de portáteis iBook