Foi um rumor de curta duração. Depois de ontem terem surgido informações de que a Apple podia estar a preparar uma versão de 128GB do iPad de quarta geração, a empresa de Cupertino confirmou hoje que a nova versão do tablet vai ficar disponível em Portugal no dia 5 de fevereiro. O modelo só com Wi-Fi vai ter um custo de 809 euros enquanto a versão com suporte a redes 4G vai custar 939 euros.

Disponível em branco e preto, o tablet vai poder ser comprado na loja online da Apple ou nos revendedores autorizados.

"O dobro da capacidade de armazenamento para uma maior produção de conteúdos" é a frase com que a empresa norte-americana abre a nota enviada à imprensa. O vice-presidente de marketing da Apple, Philip Schiller, acredita que com a chegada da nova versão do iPad com 128GB de armazenamento interno "empresas, educadores e artistas vão ter mais razões para usarem o iPad para todas as suas necessidades empresariais e pessoais".

Numa altura em que o armazenamento de conteúdos na nuvem domina as tendências do mercado tecnológico, os responsáveis da marca da maçã parecem acreditar que mais armazenamento extra poderá atrair uma nova faixa de consumidores.

Com 128GB de espaço a quarta geração do iPad torna-se numa referência do mercado - assim como num dos tablets mais caros - e ganha um modelo que pode bater-se de certa forma com o Surface Pro da Microsoft que vai chegar nas próximas semanas ao mercado norte-americano e que também oferece numa das suas versões 128GB de armazenamento.

Portugal está entre os países que vão receber em primeiro lugar a nova versão do tablet. A marca da maçã ontem tinha reservado outra “surpresa” para os utilizadores portugueses ao disponibilizar na atualização iOS 6.1 o suporte às frequências de rede 4G nas quais operam a Optimus, TMN e Vodafone.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico