Faltam dias para o início da WWDC 2023 e os analistas colocam as suas fichas nas apostas do que a Apple poderá apresentar na conferência dedicada a developers. A atualização dos seus sistemas operativos parece ser óbvia, esperando-se a revelação das novas versões do iOS, iPadOS e MacOS, mas poderá ser revelado o novo xrOS, o ecossistema de realidade mista. Isto porque a cabeça de cartaz deverá ser mesmo o headset Reality Pro, que tem sido alvo de rumores durante muito tempo.

O analista da Bloomberg, Mark Gurman, avança que a Apple poderá atualizar a sua linha de computadores Mac. Numa mensagem do Twitter refere que, além da atualização dos sistemas operativos e do headset de realidade mista, novos Macs vão ser apresentados. A Apple anunciou em janeiro os primeiros computadores alimentados pelo novo processador Silicon M2 Pro, o MacBook Pro e o Mac mini, mas podem haver mais novidades durante a conferência que terá lugar no próximo dia 5 de junho.

Mark Gurman já tinha avançado que um novo MacBook Air, com ecrã de 15 polegadas estaria em produção, atualizado com o novo chip M2. A acontecer a apresentação mantém-se a tradição da atualização do MacBook Air, tal como no ano passado que foi o primeiro a ser equipado com o M2 standard.

Apple: Headset Reality Pro de realidade mista poderá ter ecrãs Micro-OLED e resolução 4K por olho
Apple: Headset Reality Pro de realidade mista poderá ter ecrãs Micro-OLED e resolução 4K por olho
Ver artigo

 Segundo o analista da Bloomberg, a Apple está a testar novos Macs topo de gama (13 e 14 polegadas) equipados com o chip M2 Max e ainda terá na calha a versão Ultra ainda por anunciar do processador. O candidato a ser atualizado com esta nova versão Ultra poderá ser o Mac Studio, uma vez que a última versão, com mais de um ano, ainda utiliza versões da primeira geração M1 Ultra.

Este novo chip terá 24 núcleos de processamento, duplicando a capacidade do M2 Max. Destes, 16 são de alta performance e oito de eficiência, incluindo ainda 60 núcleos de processamento gráfico. O analista diz que a Apple está a testar configurações com 64, 128 e 192 GB de memória. Estima ainda que o M2 Ultra foi inicialmente desenhado para refrescar o seu desktop Mac Pro, que ainda utiliza os processadores da Intel, sendo o único que não foi refrescado desde que a fabricante começou a produzir os seus chips.

Na sua conclusão outra pista de que a Apple poderá estar a atualizar algumas linhas de computadores é que a partir de 5 de junho, dia em que começa o WWDC 2023, passam a aceitar a devolução do MacBook Air de 13 polegadas com o M2, o MacBook Pro de 13 polegadas e o Mac Studio em troca de um desconto em novas aquisiçõesIsso acontece quando saem novas versões dos respetivos computadores.