A Apple pode ultrapassar a HP e tornar-se na maior fabricante mundial de PCs antes do segundo semestre do próximo ano, de acordo com uma nova previsão da Canalys. As contas da consultora tomam em linha de conta as vendas de tablet PCs, segmento onde a Apple lidera.



Nos meses de verão a Apple já tinha dado sinais de vitalidade, graças ao sucesso dos tablets. No próximo ano confirmará a tendência, mesmo com uma concorrência crescente que pressiona a fabricante relativamente aos preços do iPad, essencialmente, conclui a pesquisa.



A Canalys acredita que este ano sejam vendidos 415 milhões de PCs, mais 15 por cento que no ano passado. Os tablets aportam o grande impacto positivo, com 59 milhões de unidades comercializadas.



Os mesmos dados indicam serão vendidos 211 milhões de portáteis em 2011 e antecipam que nos próximos cinco anos serão os ultrabooks a puxar pelo segmento.




O estudo também mostra números por regiões, para concluir que sem os tablets o mercado de PCs perde este ano 6 por cento, mesmo com um quarto trimestre positivo, que permitirá comercializar 30 milhões de unidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico