A Apple vai atualizar nas próximas semanas a versão mais recente do seu sistema operativo móvel o iOS 5. A confirmação é dada pela empresa, que reconheceu as queixas e admitiu que alguns erros de software no sistema operativo estão a afetar a autonomia da bateria.



Em poucas semanas uma atualização irá resolver o problema, garantiu um porta-voz da Apple citado pelo The Wall Street Journal. Entretanto a versão beta da atualização, para programadores, já está acessível.



Os relatos de problemas com a autonomia do iPhone começaram a surgir logo depois da mais recente versão do equipamento chegar às lojas, embora o iOS 5 esteja também disponível para versões anteriores do dispositivo e para o iPad.



Alguns relatos indicam que o smartphone chega a perder 15 por cento da carga a cada hora, comprometendo os valores de referência apresentados pela fabricante, no que se refere a estes parâmetros. Para o iPhone 4 S os valores apontados são de 8 horas de autonomia em conversação (no modo 3G) e 200 horas em espera.



Ao longo dos últimos dias foram surgindo várias explicações, não oficiais, para os problemas de bateria do sistema, como o sistema de notificações, o serviço iCloud ou o ajuste do fuso horário, uma informação atualizada de forma automática e rotineira.



A Apple admitiu finalmente a existência de problemas, mas na declaração que fez sobre o assunto não fornece detalhes que permitam identificar os erros que estão a comprometer a autonomia dos modelos que já tiram partido do iOS 5, cujas caracteristicas pode ver mais em detalhe aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico