A Apple apresentou ontem oficialmente um novo computador da sua linha iMac com monitor de 20 polegadas. Em paralelo, a companhia deu ainda a conhecer ao público o Mac G5 com duplo processador e novas ferramentas de edição de imagem optimizadas para a arquitectura de processamento G5.

A mais recente actualização da linha iMac inclui um monitor plano de 20 polegadas - um tamanho bastante considerável em desktops all-in-one. Este equipamento inclui ainda o mais recente sistema operativo da Apple, o Mac OS X Panther 10.3 pré-instalado, oferecendo mais de 150 funcionalidades, como o Exposé para visionamento instantâneo de todas as janelas abertas em simultâneo, iChat AV, software para teleconferência de vídeo ou Fast User Switching, de forma a permitir que o iMac seja facilmente partilhado com utilizadores múltiplos.

Este iMac possui um processador Power PC G4 a 1.25 GHz, 256MB de SDRAM e ainda um disco rígido 80GB Ultra ATA/100. O processador gráfico é o GeForce FX 5200 Ultra da Nvidia, que inclui 64MB de memória vídeo DDR. Quanto ao seu preço de venda sugerido é de 2199 dólares.

Outra das novidades da marca é a introdução no mercado do mais recente modelo do seu desktop Power Mac G5, o qual inclui um processador duplo. Esta linha inclui três modelos com processador duplo a 2.0 GHz, processador duplo a 1.8 GHz e ainda um único processador de 1.6 GHz.

Todos os modelos incluem a versão 10.3 Panther do Mac OS X de forma a tirar partido dos benefícios da computação de 64 bits e dos 4GB de memória. Os preços sugeridos são de 1799 dólares para a versão de 1.6 GHz e 2499 dólares para a versão de 1.8 GHz enquanto a versão 2.0GHz custa 2999 dólares.

Finalmente, a Apple apresentou ainda as versões optimizadas G5 para o Final Cut Pro 4, Shake 3 e DVD Studio Pro 2, as quais foram todas melhoradas de forma a tirar vantagem do elevado desempenho da versão Mac OS X 10.3 Panther e do Power Mac G5. As novas versões estão já disponíveis para os clientes do Final Cut Pro 4, Shake 3 e DVD Studio Pro 2 de forma gratuita neste site.

Notícias Relacionadas:

2003-02-04 - Apple acelera iMacs e reduz preço de eMacs