http://imgs.sapo.pt/gfx/100572.gifMudando novamente o design que está na base do conceito de computador pessoal, a Apple lançou ontem o novo iMac. Apresentado na MacWorld por Steve Jobs, o novo computador pessoal da Apple está disponível através da Apple Store desde já e tem um preço definido a partir de 1.299 dólares (1.455 euros ou 292 mil escudos).




Orgulhosamente Steve Jobs referiu no seu discurso que há 4 anos atrás quando foi lançado o primeiro iMac este mudou a forma como as pessoas olhavam para o computador e encaravam a tecnologia, "agora, seis milhões de iMacs depois, estamos a fazê-lo novamente".




E o design é de facto inovador. Partindo de uma unidade em forma de semi-bola com 10 polegadas de diâmetro, o iMac inclui um ecrã plano LCD de 15 polegadas com um braço deslizante que permite gerir melhor o seu posicionamento durante a utilização. Mas apesar do pequeno espaço ocupado pelo computador em si, o novo iMac é o mais rápido de toda a geração de computadores pessoais de secretária da Apple, incluindo o processador G4 a 800 MHz a trabalhar com o sistema operativo Mac OS X. Porém, a drive de disquetes continua ausente deste conceito.



Para já foram apresentados três modelos diferentes em termos de capacidade de processamento e características técnicas, mas é possível que se mantenham à venda alguns dos "antigos" iMac, emboram tenham sido eclipsados das páginas centrais da empresa na Internet.




Defendendo na sua página de Internet que mudou o conceito mas manteve o mesmo preço a que o primeiro iMac foi vendido há 4 anos atrás - embora agora esteja mias de 400 euros mais caro do que a versão anterior - , a Apple apostou nos seus processadores mais rápidos para computadores pessoais de secretária, os G4 a 800 e 700 MHz com o sistema operativo Mac OS X, acompanhando com uma placa gráfica NVIDIA GeForce2 MX e a expansibilidade garantida pelas duas portas FireWire e cinco USBs - contabilizando duas que estão presentes no teclado Apple Pro.



http://imgs.sapo.pt/gfx/100573.gif


A empresa afirma ainda que este é o iMac mais fácil actualizar de sempre, tendo sido concebido um sistema "amigável" para incluir mais memória RAM e instalar uma placa AirPort, para o que basta desapertar alguns parafusos na base da semi-bola em que consiste o computador. Recorde-se que o complicado upgrade era um dos principais calcanhares de Aquiles do anterior design do iMac.




O modelo que está desde já à venda custa 1.799 dólares (2 mil euros ou 404 mil escudos) e é chamado iMac SuperDrive. Inclui o PowerPC G4 a 800 MHz com 256 K de cache L2, 256 MB de SDRAM, um disco Ultra ATA de 60 GB, uma ligação de rede Ethernet 10/100 BaseT, um modem interno de 56 Kbps, está preparado para expansões de AirPort - rede wireless - e tem uma unidade de CD-RW e DVD-R. Os dois modelos mais baratos, o iMac ComboDrive e iMac CD-RW Drive partem do mesmo processador G4 a 700 MHZ, mas têm diferentes capacidades de memória RAM, com 256 e 128 MBytes respectivamente. Como diferença em relação ao modelo de topo de gama têm também um disco de menor capacidade, apenas 40 GBytes, e estarão à venda mais tarde, respectivamente em Fevereiro e Março.



Notícias Relacionadas:

2001-12-10 - Próxima geração de iMacs com novo design "made in Taiwan"

2001-07-19 - Steve Jobs apresenta três novos modelos do iMac na Macworld

2000-08-18 - Parabéns iMac