A falha de segurança identificada na semana passada nos sistemas operativos Mac OS S já foi resolvida pela Apple, que emitiu na passada sexta feira dois updates para o seu sistema, embora refira a falha como uma "vulnerabilidade teórica". As correcções estão disponíveis para todos os utilizadores do sistema operativo através do sistema de Software Update da Apple ou no site www.apple.com/support/downloads.

No comunicado onde refere o update ao sistema, Philip Schiller, vice-presidente sénior de marketing de produtos da Apple garante que a empresa encara de forma muito séria as questões de segurança e trabalha de forma rápida para resolver as potenciais ameaças antes que estas se transformem em riscos para os utilizadores. Mas reforça que "embora nenhum sistema operativo possa ser completamente imune a problemas de segurança, a arquitectura do Mac OS X, baseada em Unix, mostrou-se até agora muito melhor do que a maioria", adianta em comunicado.

As falhas foram descobertas por um utilizador que se identifica como Lixlpixel que garantiu ter avisado a Apple em Fevereiro passado, sem obter qualquer resposta. Na semana passada uma empresa de segurança, Secunia, publicou um alerta relativo a duas falhas de segurança críticas detectadas no Mac OS X que, se usadas de forma combinada, poderiam permitir a criação de um vírus com capacidade para se propagar através de um web link enviado numa mensagem de email, afectando as máquinas suportadas pelo sistema operativo da Apple.

Os dois updates publicados pela Apple destinam-se aos utilizadores dos sistemas Mac OX servidor e cliente, incluindo o primeiro (destinado ao Mac OS X 10.2.8) os componentes de Help Viewer e Terminal, enquanto o segundo (para Mac OS X 10.3.3 ou posterior) só contém o Help Viewer.


Apesar de publicar o update, a Apple mantém que esta falha não é muito importante, ao contrário da Secunia que a classificou como extremamente crítica. No entanto, a Apple aconselha todos os utilizadores a instalarem o update, seguindo uma política de manutenção do sistema actualizado em relação a todas as correcções emitidas pela empresa.

A informação dos updates já foi actualizada hoje pela empresa e ambos suportam a língua portuguesa. O acesso ao site de actualizações está lento, provavelmente devido à procura de informação e download dos updates por parte dos utilizadores.

Notícias Relacionadas:
2004-05-19 - Dupla falha de segurança no Mac OS X motiva alerta das empresas de segurança