A Apple anunciou um novo iPod com capacidade para reproduzir vídeos e programas de televisão. O novo leitor vai estar disponível em dois modelos, com 30 ou 60 GB de capacidade de memória, que permitem armazenar 15 mil a 25 mil fotografias ou 150 horas de vídeo.



Para garantir os conteúdos do novo dispositivo, a Apple firmou já uma parceria com a Disney que vai permitir aos utilizadores descarregarem para os seus leitores de música digital, a partir do serviço iTunes, capítulos de séries televisivas no dia imediatamente a seguir à sua transmissão. Entre as primeiras séries disponíveis estão Donas de Casa Desesperadas ou Lost.



Os vídeos que vão estar disponíveis no iTunes não podem ser descarregados para CD ou DVD, mas podem ser usados em até cinco computadores. O período médio para descarga deste tipo de ficheiros é idêntico ao de seis canções, informa um comunicado.



O Novo iPod chega às lojas nos Estados Unidos já na próxima semana e vai custar 299 e 399 dólares para os modelos de 30 e 60 GB, respectivamente. A marcar o lançamento do novo iPod, a Apple anunciou também uma nova versão do iTunes, que além de adicionar vídeos e programas de televisão à oferta, vai incluir uma nova página personalizada.



Desde que lançou o primeiro iPod a Apple já vendeu 30 milhões de unidades, o que lhe garante uma quota de 75 por cento no mercado mundial de leitores de música digital. O serviço iTunes, por seu lado, conta com uma quota de 84 por cento do mercado.



No mesmo dia a Apple anunciou um novo iMac G5. O novo equipamento inclui uma câmara de série com um conjunto de efeitos especiais que permitem distorcer a imagem, entre outras funcionalidades. A par com este extra, o sistema, que perde alguns milímetros de espessura, dispõe também um mini comando à distância.



Notícias Relacionadas:

2005-09-14 - iPod nano nas lojas portuguesas antes do final de Setembro

2005-02-18 - Mac mini, iPod Shuffle e iLife da Apple disponíveis no mercado português