Aproveitando a conferência anual da associação americana de broadcasters, a Apple lançou um conjunto de novidades na área da edição de vídeo e imagem digital. As principais novidades dos cinco pacotes de software desvendados pela empresa americana passam pelos efeitos visuais e ferramentas de edição de vídeo para alta definição, compiladas na nova actualização do software para HD vídeo, Final Cut Pro.
A actualização deste software, que segundo a Apple é neste momento utilizado por 250 mil editores em todo o mundo, é gratuita para os clientes que disponham da versão 4 do pacote de edição, enquanto para novos utilizadores ou clientes de versões anteriores estará disponível por 999 dólares.
Na área dos efeitos visuais a Apple apresentou uma estreia a que vai chamar Motion e que comparativamente aos produtos concorrentes, como os da Adobe, será colocado no mercado a um preço bastante interessante, escreve o C|Net com base nos depoimentos de especialistas do sector. O Motion vai custar 299 dólares e estará disponível este Verão.
Entre os anúncios efectuados pela Apple conta-se ainda o Xsan. Um sistema de armazenamento de ficheiros SAN (storage area network), para já, apenas disponível em versão beta, mas que permite guardar e organizar trabalhos de media tornando-os acessíveis para diferentes grupos de trabalho em determinado local. O Xsan é compatível com sistemas operativos Windows, Linux e Unix.
Também neste produto, que marca a entrada da Apple no mercado empresarial de gestão de conteúdos media, a estratégia da empresa americana passa pelo preço. Os 999 dólares a que estará disponível (preço por computador) torna-o três vezes mais barato que os produtos concorrentes.
O quinto e último produto apresentado pela Apple é também um upgrade, neste caso ao software de cinema digital. Com o objectivo de fornecer novas ferramentas aos estúdios de filmagem que lhes garantam um leque mais abrangente de efeitos especiais, a versão 3.5 do Shake vai custar 2.999 dólares, para PCs com sistema operativo MAC OS X e 4.999 dólares para Linux.
Nesta linha foi ainda actualizada o pacote DVD Studio Pro que passará a estar disponível na versão 3 com a tecnologia de codificação e descodificação da Apple, que permite a transferência de HD para MPEG-2 e compressão para DVD, diz a empresa em comunicado. Este pacote estará disponível em Maio por 499 dólares.
Notícias Relacionadas:
2003-11-20 - Apple renova gama iMac e apresenta novidades
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários