Depois de muita antecipação, a Apple apresentou hoje nos EUA, como esperado, a actualização à sua linha de portáteis MacBook Pro. As principais novidades registam-se ao nível dos processadores, das capacidades gráficas das máquinas e do recurso a uma nova tecnologia de transmissão de dados, o Thunderbolt.

Considerado o sucessor do USB, o Thunderbolt (inicialmente designado Light Peak) foi desenvolvido pela Intel e vem possibilitar (em teoria) a transmissão de dados a uma velocidade de 10 Gbps por segundo, com os novos computadores da Apple apresentam-se como os primeiros produtos do mercado a tirar partido da novidade.

No que respeita ao processamento, os portáteis topo de gama da maçã passam a vir equipados com os novos CPUs Sandy Bridge da Intel, de dois e quatro núcleos. A parte gráfica passa assim a estar a cargo da mesma empresa, com o GPU integrado Intel HD 3000, que é fornecido em conjunto com a unidade central de processamento na nova geração de processadores Core série-i.

Os MacBook Pro ganharam também uma nova câmara, com maior resolução (HD) destinada a tirar partido da funcionalidade FaceTime que, depois do iPhone e iPad, passará a estar disponível também no computador.

[caption]MacBook Pro[/caption]
[caption]MacBook Pro[/caption]

Tal como nas edições anteriores, os portáteis estarão disponíveis em versões com memórias RAM a partir de 4GB e ecrãs de 13, 15 ou 17 polegadas. O disco rígido passou a ser de 320GB e os preços dos equipamentos começam nos 1.199 euros.

Os computadores vêm com o sistema operativo Mac OS X Snow Leopard, mas a Apple aproveitou a ocasião para apresentar a versão destinada a programadores de uma nova versão do Mac OS.

Segundo a empresa, o Mac OS X Lion ""leva algumas das melhores ideias do iPad para o Mac", incluindo novos controlos por gestos e funcionalidades como o Mission Control (que permite visualizar os programas em execução no computador), o Launchpad (para organizar as aplicações para Mac) e a possibilidade das Apps para Mac tirarem partido da totalidade do ecrã do portátil.

A nova versão tem lançamento agendado para este Verão, mas a preview encontra-se disponível a partir de hoje, através da Mac App Store, para os membros do Programa para Programadores.

[caption]Mac OS X Lion[/caption]

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com o preço mínimo dos equipamentos em euros e corrigida na referência ao Thunderbolt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.