Estará a Apple a preparar um serviço próprio de geolocalização para integrar na nova versão do iOS em substituição do Google Maps - que tem marcado presença no sistema operativo móvel da maçã desde que a fabricante lançou o iPhone, em 2007?

A hipótese é colocada hoje por diversos meios de comunicação especializados, na sequência de um rumor com origem no blog 9To5Mac, que cita "fontes fiáveis" e até avança detalhes sobre funcionalidades a esperar do serviço de mapas da Apple.

A informação não foi - nem deverá ser - objeto de confirmação oficial por parte da fabricante, permanecendo uma incógnita até à data da apresentação do novo sistema operativo - algo que também ainda não se sabe ao certo quando vai acontecer. Mas não falta quem aponte para a conferência de programadores a ter lugar no próximo mês.

Segundo o blog, o serviço a lançar com o iOS 6 será semelhante à atual versão Google Maps para iPhone, iPad e iPod touch no design, mas deverá oferecer uma experiência de utilização "muito mais clean, rápida e fiável".

A principal característica destacada pelo 9To5Mac é a disponibilização de um "poderoso modo 3D", que tira partido da tecnologia da C3 Technologies, uma empresa especializada em mapeamento com recurso a modelos 3D, que foi adquirida pela empresa de Steve Jobs no final de 2011.

Segundo a mesma fonte, a Apple sempre controlou a aplicação do Google Maps para os seus dispositivos móveis em matéria de design, mas a parte de desenvolvimento técnico esteve sempre nas mãos da Google. A empresa terá passado a ter condições para alterar o cenário depois de ter comprado a C3 Technologies, a Placebase e a Poly9, o que lhe permitiu criar uma base de dados completa para um serviço de mapas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.