
Estará a Apple a preparar um serviço próprio de geolocalização para integrar na nova versão do iOS em substituição do Google Maps - que tem marcado presença no sistema operativo móvel da maçã desde que a fabricante lançou o iPhone, em 2007?
A hipótese é colocada hoje por diversos meios de comunicação especializados, na sequência de um rumor com origem no blog 9To5Mac, que cita "fontes fiáveis" e até avança detalhes sobre funcionalidades a esperar do serviço de mapas da Apple.
A informação não foi - nem deverá ser - objeto de confirmação oficial por parte da fabricante, permanecendo uma incógnita até à data da apresentação do novo sistema operativo - algo que também ainda não se sabe ao certo quando vai acontecer. Mas não falta quem aponte para a conferência de programadores a ter lugar no próximo mês.
Segundo o blog, o serviço a lançar com o iOS 6 será semelhante à atual versão Google Maps para iPhone, iPad e iPod touch no design, mas deverá oferecer uma experiência de utilização "muito mais clean, rápida e fiável".
A principal característica destacada pelo 9To5Mac é a disponibilização de um "poderoso modo 3D", que tira partido da tecnologia da C3 Technologies, uma empresa especializada em mapeamento com recurso a modelos 3D, que foi adquirida pela empresa de Steve Jobs no final de 2011.
Segundo a mesma fonte, a Apple sempre controlou a aplicação do Google Maps para os seus dispositivos móveis em matéria de design, mas a parte de desenvolvimento técnico esteve sempre nas mãos da Google. A empresa terá passado a ter condições para alterar o cenário depois de ter comprado a C3 Technologies, a Placebase e a Poly9, o que lhe permitiu criar uma base de dados completa para um serviço de mapas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários