Os números são da própria empresa, que garante que desde sexta-feira já vendeu três milhões de iPads, não indicando se se tratam apenas dos novos iPad mini e iPad 4 ou de gerações anteriores, como o iPad 2, que entretanto baixaram de preço.

O número ultrapassa o anterior recorde, que tinha sido fixado em 1,5 milhões de tablets vendidos no primeiro fim de semana de comercialização da terceira geração do iPad, e diz respeito apenas a modelos Wi-Fi, já que os tablets com ligação móvel (3G e 4G em alguns mercados) só chegam às lojas daqui a algumas semanas.

O TeK já tinha dado conta de que os primeiros modelos tinham esgotado em pré-venda, e que também em Portugal quem encomendasse online a partir de dia 26 de outubro teria de esperar duas semanas para receber o equipamento.

"Os clientes em todo o mundo adoraram o novo iPad mini e a quarta geração do iPad", afirma Tim Cook, CEO da Apple, em comunicado. "Batemos um novo record de vendas de fim de semana e praticamnete esgotámos os iPad minis. Estamos a trabalhar para fabricar mais rapidamente e responder à incrivel procura".

[caption]3 modelos ipad[/caption]

O novo iPad mini tem um ecrã de 7,9 polegadas multi touch e está a ser vendido a cerca de 350 euros em 34 países, incluindo Portugal, desde 2 de novembro, mas em breve a comercialização vai ser alargada a mais mercados, incluindo a China.

Hoje algumas notícias davam conta de que o iPad Mini custa 188 dólares à Apple, mas a mais significativa será a da avaliação trimestral da IDC que mostra que o mercadod e tablets cresceu mas que a Apple está a perder quota de mercado, aproximando-se já dos 50%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador