A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) nomeou a Rumos como empresa responsável para a migração dos seus sistemas de Novell Netware para Windows.
O processo é executado através da área de serviços de TI da Rumos e consistiu num modelo de sincronização de ambientes, "através da tecnologia de máquinas virtuais com a utilização do Microsoft Virtual Server", explica um comunicado.
O projecto envolve 15 servidores e 150 postos de trabalho "dispersos geograficamente por meia dúzia de sites". Do Netware 6.5 será feita a migração para Microsoft Windows 2003 Server, envolvendo os produtos Microsoft Exchange 2003, Microsoft ISA 2004 Server, Microsoft Operation Manager, Antigen MS Exchange e System Management Server. A sincronização será one-way, o que permite administrar todo o sistema de forma centralizada.
Através deste tipo de implementação é possível ter acesso a um ambiente de testes "mais funcional e eficiente nos processos intermédios associados a ambientes de testes e à realização de simulações de migração".
A Rumos indica que toda a migração conta com a utilização de máquinas virtuais nas plataformas de produção implementadas e que toda a operação decorre sem "interrupção da disponibilidade dos sistemas centrais, não tendo havido qualquer período de inactividade por parte dos recursos humanos da APSS".
António Ferreira, responsável da APSS, SA pelo projecto de migração, índia que "todo o processo tem decorrido sem qualquer desvio ao cronograma proposto, tendo sido sempre assegurada a continuidade das operações e a salvaguarda de toda a informação".
Notícias Relacionadas:
2007-01-04 - IDC diz que 22% das organizações portuguesas usam sistemas Linux
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários