A IBM anunciou novos servidores para o mercado de pequenas e médias empresas, que também dirige a departamentos de empresas que suportem aplicações críticas. Os novos IBM System p5, baseados na tecnologia POWER5, incluem um modelo de oito vias com dois processadores dual core que tem no mesmo socket quatro processadores.



Os novos sistemas contam com uma memória cache até 72 MB e controlador de memória, para além de novas ferramentas que pretendem simplificar a sua utilização, detalha um comunicado. Com este lançamento passam a integrar a oferta Express - especifica para PMEs - três novos equipamentos; o p5 550Q, p5 550 e p5 520.



No mesmo dia a IBM anuncia também novos POWER5+ para computação de alta performance. Incluem-se nesta gama o eServer p5 575 16-way, o IntelliStation POWER 285 e o p5 505 vocacionado para computação de alta performance nos clusters e1350. Todos os produtos detalhados pela IBM estarão disponíveis a partir do próximo dia 14 de Outubro, através da rede de distribuição da empresa.



O comunicado frisa que os novos POWER5+ (System p5) obtiveram os melhores resultados na comparação com concorrentes em 15 benchmarks chave, onde se incluem aplicações de ERP, aplicações Internet e de colaboração. Também segundo a empresa, os IBM Power têm registado um aumento nas vendas desde o seu lançamento em Agosto do ano passado, dando à IBM a liderança no mercado de servidores UNIX no segundo trimestre deste ano, em termos de facturação. Números da IDC e Gartner atribuem à Big Blue uma quota de 40 e 42 por cento, respectivamente, com os servidores Blade.



Notícias Relacionadas:

2004-09-13 - IBM reforça oferta de servidores com novo modelo Power5

2004-05-03 - IBM anuncia primeiros modelos Power5 e reforça marca eServer