A Associação Portuguesa de Software - ASSOFT - lançou a Certificação ASSOFT de Conformidade de Software, destinada às empresas que queiram ter a garantia de que todo o software instalado no seu parque informático é legal e está em conformidade com a legislação em vigor.

A mesma certificação é atribuída às empresas, entidades ou organizações que utilizem de sistemas informáticos e que não estejam integradas na indústria das TIC. Contudo, está também aberta às empresas das TIC que sejam "distribuidoras, retalhistas ou instaladoras, bem como os seus aderentes finais", explica a ASSOFT.

A Associação criou ainda o Selo de Conformidade, com a validade de três anos, que é atribuído às entidades aderentes após uma auditoria aos sistemas instalados em cada empresa.

Manuel Cerqueira, Presidente da ASSOFT refere que esta certificação decorre da "exigência do mercado nos dias de hoje", que "obriga a uma completa responsabilização de todos os envolvidos nas tecnologias de informação, sejam eles autores, fornecedores, grossistas ou retalhistas, instaladores e prestadores de serviços de suporte pós-venda" e explica que esta uma certificação que trará valor aos negócios dos aderentes.

A ASSOFT alerta ainda para a importância da Certificação como garantia de "transparência de métodos e processos das organizações" e como "medida eficaz para diminuir substancialmente a exposição legal e financeira por não conformidade".

Os interessados em obter a certificação deverão solicitar junto da ASSOFT uma auditoria aos seus sistemas informáticos.