Durante os 340 dias que passou a bordo da Estação Espacial Europeia Scott Kelly terá crescido duas polegadas, o equivalente a 5,08 centímetros.

É possível? Sim e já era esperado pelos investigadores. Isto porque na ausência de gravidade a coluna vertebral tem tendência para alongar-se.

De qualquer forma, o efeito é temporário e os centímetros extra vão perder-se em menos tempo do que aquele que levaram a ganhar.

Scott Kelly regressou na madrugada desta quarta-feira a Terra, com o colega russo Mikhail Kornienko, depois de quase um ano no espaço.

Antes de abandonar as instalações especiais da Estação Espacial Internacional, o autronauta referiu que ainda estava capaz de aguentar mais 100 dias a bordo, mas que estava pronto para regressar a casa. “Fisicamente sinto-me muito bem. A parte mais complicada é estar isolado das pessoas que estão em terra e que são importantes para nós”.

Nas últimas horas que passou na ISS, Scott Kelly aproveitou para somar mais algumas imagens aos seus “álbuns sociais”, mencionando as saudades que iria sentir de algumas “vistas”.

Veja as últimas fotos publicadas “além-céu” e algumas das que foram registadas ao longo dos últimos meses na próxima galeria.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.