
Durante os 340 dias que passou a bordo da Estação Espacial Europeia Scott Kelly terá crescido duas polegadas, o equivalente a 5,08 centímetros.
É possível? Sim e já era esperado pelos investigadores. Isto porque na ausência de gravidade a coluna vertebral tem tendência para alongar-se.
De qualquer forma, o efeito é temporário e os centímetros extra vão perder-se em menos tempo do que aquele que levaram a ganhar.
Scott Kelly regressou na madrugada desta quarta-feira a Terra, com o colega russo Mikhail Kornienko, depois de quase um ano no espaço.
Antes de abandonar as instalações especiais da Estação Espacial Internacional, o autronauta referiu que ainda estava capaz de aguentar mais 100 dias a bordo, mas que estava pronto para regressar a casa. “Fisicamente sinto-me muito bem. A parte mais complicada é estar isolado das pessoas que estão em terra e que são importantes para nós”.
Nas últimas horas que passou na ISS, Scott Kelly aproveitou para somar mais algumas imagens aos seus “álbuns sociais”, mencionando as saudades que iria sentir de algumas “vistas”.
Veja as últimas fotos publicadas “além-céu” e algumas das que foram registadas ao longo dos últimos meses na próxima galeria.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Drones integrados em automóveis elétricos? DJI e BYD já testam tecnologia na China -
App do dia
BeenThere foi feita para fãs de viagens que querem partilhar as suas memórias fotográficas -
Site do dia
Nuenki transforma a navegação online numa oportunidade para aprender novas línguas -
How to TEK
Tem o Instagram inundado de posts de contas que não segue? Ponha as sugestões em pausa
Comentários