A Asus prevê que dois terços dos computadores Eee vendidos este ano sejam equipamentos com Windows XP integrado. No entender da fabricante, os utilizadores estão mais habituados ao software da Microsoft, o que levará a maioria a optar por estes equipamentos assim que os modelos saírem para o mercado.



Actualmente existe uma versão dos computadores de baixo custo com sistema operativo Linux integrado e está planeado o lançamento de duas edições com Windows XP para este ano, cujos preços deverão variar entre os 309 e os 400 dólares, enquanto a edição mais barata com sistema open source custa 200 dólares.



A fabricante prevê que, em 2008, sejam vendidas 5 milhões de unidades do Eee PC num total de 3 milhões de laptops com Windows e 2 milhões com Linux.



Resta apenas salientar que as diversas versões do Eee PC disponíveis actualmente diferenciam-se pelas suas velocidade do processador, RAM incorporada e presença de webcam.



O modelo Surf é comercializado em versões de 2 e 4GB, com um processador a 570MHz e RAM de 512MB, para o modelo de 2GB e processador a 633MHz e RAM amovível de 512MB, para o modelo de 4GB. Os modelos Surf não possuem webcam.



Por fim, o Eee PC comum está disponível com capacidades de 4 e 8GB, com processador a 633MHz e RAM amovível de 512 e 1GB, expansível até 2GB. Os dois modelos possuem uma webcam integrada, localizada acima do ecrã, com 0,3 megapixels.



Notícias Relacionadas:

2008-02-26 - Asus antecipa em Portugal as novidades que vai mostrar na CeBIT