A Asus levou para o evento digital CES 2021, a nova linha de computadores de gaming ROG. Na sua conferência, a marca refere que em 2020 obteve muito sucesso, tendo alcançado novos marcos no mercado: ganhou 25% da quota do mercado de laptops a nível mundial e 26% nos computadores baseados em RTX.

Para 2021, a linha de computadores foi atualizada ao nível da portabilidade, design, performance, refrigeração, ecrã e áudio. Em janeiro, chegam os portáteis com ecrãs de 360 Hz com taxas de refrescamento de 3ms. Há também ecrãs com 165 Hz, mas também com resolução 4K a 120 Hz, aqueles que vão ser os topos de gama da fabricante. Entre outras características, os novos modelos vão ter validação Pantone e IPS, além do ROG ScreenPad Plus ter recebido uma atualização.

Os modelos vão ainda integrar o Adaptative Sync, na maioria dos seus computadores de gaming, de forma a diminuir o input lag e screen tearing nos jogos mais exigentes. A transição entre GPUs (placa dedicada e integrada na motherboard) mediante a utilização será feita em tempo real e sem a necessidade de reiniciar o sistema. Os novos portáteis vão ter as novas placas gráficas GTX da NVidia com 16 GB.

Todos os novos portáteis têm uma nova bateria, com células redesenhadas, de forma a serem suportadas por carregamento ainda mais rápido. Os adaptadores de corrente variam entre os 150 aos 280 W. Um dos carregadores será suportado por USB-C a 100 W em todos os modelos, tanto a linha Zephyros como a STRIX, o que permite ter 50% da bateria em 30 minutos.

A Asus referiu ainda que está a usar novas técnicas de isolamento, baseadas em metal líquido, para que não se rache com o aumento do aquecimento das máquinas. O sistema permite reduzir até 60% a temperatura dos seus computadores. Ainda no que diz respeito ao arrefecimento, as ventoinhas são mais pequenas, mas capazes de aumentar a circulação do ar.

As suas ventoinhas têm um design antirressonância, aumentando a qualidade da acústica do computador, mas mantendo a circulação fluída do ar. O sistema tem ainda um mecanismo de limpeza automática, assim como perfis de cenários para diferentes utilizações. Por exemplo o modo Netflix, significa que os utilizadores necessitam de menor ruído para ver as séries, já que também é menos exigente a processar streaming. A Asus refere que a certas temperaturas, as ventoinhas podem mesmo ser desligadas, ou seja, oferecer 0dB de ruído.

Quanto ao sistema de som, todos os modelos dos portáteis são suportados por Dolby Atmos, otimizados para os jogos. A Asus está a utilizar dois sistemas de cancelamento de ruído através de inteligência artificial, para melhorar a conversação entre os jogadores nos jogos, ou a conversar no Discord, por exemplo.

Em linhas gerais, estas são as melhoras da Asus para a sua linha de portáteis ROG, compatíveis entre os diversos modelos da marca. Relativamente às atualizações dos seus modelos, a Asus destaca alguns:

2021 Asus TUF Gaming A15/A17

O portátil pretende oferecer um design mais premium, ainda que seja o modelo mais acessível da marca. Procura oferecer uma melhor performance através do controlo otimizado da temperatura e do trabalhar das ventoinhas. A linha vai introduzir os mais recentes processadores da AMD e GPU, ecrãs FHD a 240 Hz e baterias a 90 W por feito. Tem ainda conectividade ligações via Wi-Fi 6, suporta USB 3.2. O modelo TUF Dash F15 apresenta-se em duas cores: Moonlight White e Eclipse Gray e um rácio de ecrã para o chassis de 81%.

ROG Strix SCAR 15/17

Os dois modelos são mais compactos e oferecem um rácio de 85% de ecrã para o chassis, um aumento de 5% face ao modelo do ano passado. Esta linha continua a ter como temática o ambiente Cyberpunk, acompanhando uma tendência oferecida pelo videojogo Cyberpunk 2077 (mas sem ligação direta entre o design da Asus e o videojogo).

De realçar as tampas que podem ser personalizadas, seja pelos próprios utilizadores que tenham impressoras 3D, ou através de encomenda do seu website oficial. A Asus realça a qualidade superior da sua nova dobradiça, que foi protegida no seu interior, de forma a proteger-se de quedas. Estes modelos oferecem um teclado mecânico e um touchpad em vidro.

Também os modelos ROG Strix G15/G17 oferecem agora um design mais compacto e fino, estando disponíveis em três cores, destacando-se o Electro Punk. A linha vem acompanhado de uma coleção de acessórios que incluem teclados, ratos, mochilas, auscultadores e tapete para o rato, com um design semelhante.

Zephyrus Duo 15 SE

Construído com o gaming em mente, o Zephyrus Duo 15 SE apresenta também um segundo ecrã ScreenPad Plus, tornando-o igualmente apetecível para o streaming, para a criação de conteúdo e outras tarefas que requeiram multitasking. A Asus levantou um pouco mais este segundo ecrã, de forma a aproximá-lo mais do display principal, salientando a continuidade da imagem, se necessário.

O portátil está equipado com a nova geração de processadores da Intel e AMD, sendo possível optar entre modelos com o ecrã a 4K com 120 Hz ou FHD a 300 Hz.

ROG Zephyrus G14/G15

O computador destaca-se pelas tampas repletas de furinhos, que no fundo são leds personalizáveis. O G14 e G15 têm agora novas animações destes LEDs, mas a maioria das funcionalidades são as mesmas do modelo do ano passado. Como é de esperar, os modelos vão ser atualizados com os novos processadores e GPU da AMD. O G15 destaca-se ainda por ter um modelo em branco e oferecer um novo indicador LED na lateral do portátil.

Destaca-se ainda por ter 1,9 kg e ser mais fino que no ano passado. O seu ecrã é de 300 nits, tem validação Pantine e pode ser aberto até 180 graus. Também o seu touch pad é cerca de 20% maior. Os portáteis têm seis altifalantes, dois wooferss de cancelamento de ruído e um microfone tridimensional.

ROG Flow X13

Uma das tendências deste ano parecem ser os ultraportáteis, e no caso da Asus, a construção de um modelo focado no gaming, claro. Assim nasceu o ROG Flow X13, com um ecrã tátil de 13 polegadas (16:10), num chassis de 15,8 mm de espessura. Tem um botão de energia, com sensor biométrico de impressões digitais, na parte lateral.

O portátil é ao mesmo tempo um convertível, que pode ser utilizado em modo tablet, tenda, e até jogar videojogos apenas através das funcionalidades táteis do seu ecrã. Apesar de pequeno, a Asus afirma que em termos de performance é semelhante ao G14, prometendo que dá para jogar a todos os títulos atuais, pelo menos em definições médias.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.