Rex Lee, vice-presidente da Asus, afirma que os produtos Zenbook e Vivobook são direcionados para criadores de conteúdo, procurando inovação “para que todos possam perseguir os seus sonhos”. O executivo diz que a Asus se tornou a marca numero para soluções direcionadas a produtores de conteúdo. Promete que os novos modelos são ainda mais finos e com ecrãs OLED, usando os novos processadores Intel e placas gráficas RTX da NVidia.

Para garantir mais performance, reinventou os sistemas de refrigeração para manter os equipamentos arrefecidos e com 2,5 melhor performance que os anteriores modelos. Os ecrãs são a 120 Hz e com as certificações de cor Pantone e outras para as exigências dos seus utilizadores. Nota-se ainda a mudança de logotipo da marca, algo que já se havia revelado recentemente nos seus produtos.

Começando pelo Zenbook, a marca destaca o próximo nível de criatividade, apresentando o modelo Pro 16X OLED com 32 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento interno. Tem 16,9 mm na sua parte mais fina da base. Tem um processador Intel Core i9 de 12ª geração, com 14 núcleos e 20 threads. O GPU é uma GeForce RTX 3060.

Promete melhor performance de refrigeração, com a sua camara de vapor 3D até 140 W com um ruído abaixo dos 40 dB. Nos rendererings 3D, a marca promete uma performance superior em 102% face ao modelo anterior. E indo mais longe nas comparações, promete mais 90% de capacidade a fazer rendering de vídeo que um MacBook Pro 16, dando um exemplo.

Tem um monitor OLED de 16 polegadas 4K tátil. Tem as certificações VESA TrueBlack 500. E ainda é protegido por Gorilla Glass para evitar danos durante o seu transporte. Tem barras laterais de iluminação e teclado RGP, com um sistema de cores que pode ser configurado para sincronização de email e outras funcionalidades.

Ao lado do teclado conta com o analógico ProArt creative hub, que já existia em monitores de produtividade, para ajudar nos trabalhos. O TrackPad é 84% mais largo e tem sensores de pressão para mudar de funcionalidades, incluindo a mudança para o numérico.

O teclado é levantado 7º quando a tampa é levantada, tornando-se mais ergonómico para trablhar. Conta ainda com som da harman-kardan e Dolby Atmos. Tem quatro microfones para ajudar no cancelamento de ruído, ideal para as videoconferências. Tem duas portas USB-C com Thunderbolt com taxas de transferência de 40 Gbps. Tem ainda cartão Express reader. Bateria de 96 Wh de capacidade com autonomia para 9 horas de trabalho, diz a marca.

Já o Zenbook Pro 14 Duo vem agora com dois ecrãs OLED, oferecendo 2.8K e um rácio de 16:10. Tem 550 nits de brilho no pico e 100% DCI-PR de cor, True Black 500. Tem 120 Hz para uma experiência de imagem mais suave. O teclado sobe agora 12º quando a também é aberta. A Asus faz assim o esperado upgrade ao segundo ecrã para 120 Hz e OLED.

A filosofia é a mesma do ano passado, oferecer o máximo de performance e as ferramentas para criadores. O sistema de refrigeração foi igualmente atualizado, sendo aqui que a fabricante vai buscar muita da sua performance, juntamente com o hardware de topo. Tem dois Thunderbolt 4 USB-C e HDMI 2.1. Apresenta um processador Intel i9 de 12ª geração e um GPU NVidia GeForce RTX 3050 Ti.

A coleção da Asus é ainda completada com diferentes modelos Flip, um de 15 polegadas e outro de 13 polegadas. O Zenbook Pro 15 Flip OLED tem um processador Intel i7 de 12ª geração e gráficos Arc A370M. O seu ecrã OLED de 120 Hz e uma resolução de 2.8K. Conta com ligações Wi-fi 6E, um sistema de refrigeração a 85W. Sendo um portátil 2-1, pode ser usado como um tablet, virando o ecrã 360 graus, suportado pela Asus Pen 2.0.

Tem duas portas Thunderbolt 4/USB-C, até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. O portátil conta com uma certificação militar de durabilidade.

O Asus Zenbook Pro 17 tem uma configuração composta por um processador AMD Ryzen 6900 HX e uma placa gráfica GeForce RTX 3050. Pode ser equipado com até 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento interno. Tem um ecrã com uma resolução de 2.5K e 165 Hz, suportando 100% DCI-P3 de cores. O portátil tem duas portas USB 4.0, Wi-fi 6E.

Modelos Vivobook direcionados a produtividade

Sem descurar os componentes de topo, a linha Vivobook direciona-se à produtividade. O Vivobook Pro 16X OLED tem um processador Intel i9 de 12ª geração, suportado por um GPU GeForce RTX 3070 Ti. O seu ecrã OLED de 16 polegadas tem uma taxa de refrescamento de 120 Hz e uma resolução de 3.2K. Conta com até 32 GB de RAM DDR5 4800 MHz e até 2 TB de armazenamento interno PCIe 4.0 SSD.

Tem uma bateria de 90 Wh e suporte de conetividade HDMI 2.1 e Thunderbolt 4. O ecrã tem um rácio de 90,3% face ao seu chassis e suporta as diferentes certificações de cor, 100% DCI-P3 e DisplayHDR. Conta com um poderoso sistema termal de 140 W, regulado por quatro ventoinhas, num sistema IceCool Pro.

O Asus Vivobook S 14X OLED apresenta um processador AMD Ryzen 9 6900 HX ou Intel Core i7 série H. Apresenta um ecrã OLED de 14,5 polegadas e um rácio de imagem 16:10. A sua resolução é de 2.8K a 120 Hz. Tem até 16 GB de RAM DDR5 e um SSD até 1 TB PCIe 4.0. O portátil tem certificações de cor 100% compatível com DCI-P3, Pantone e DisplayHDR TrueBlack 600.

Este portátil apresenta uma bateria de 70 Wh e sistema de noise redution 3D equipado na sua webcam para reduzir o ruído.

A Asus tem ainda edições especiais do Vivobook 13 Slate OLED, a Philip Colbert Edition e a Steven Harrington Edition. A Asus reclamara para si o primeiro portátil OLED destacável do mundo com 13,3 polegadas. Este serve de portátil e tablet num único equipamento, seja para trabalho ou entretenimento. Além de ecrã tátil, este utiliza uma capa com dobradiça de 170º, um processador Intel Quad-Core e uma Asus Pen 2.0.

A marca tem no seu alinhamento os modelos de série S da Vivobook, mais finos e leves da família, com diferentes tamanhos de ecrã, entre 14 e 15 polegadas. E pode escolher diferentes configurações de hardware, entre processadores Intel i7 de 12ª geração ou Ryzen 9 6900 HX, assim como GPUs Intel Iris Xe e AMD Radeon. Podem ser equipados com até 16 GB de RAM e 1 TB de SSD PCIe.