Os monitores USB são bastante populares na Computex. Cá fora, no mercado, talvez a recetividade não seja tanta, mas com o novo modelo da Asus, talvez o cenário se invirta. No certame, que se realiza em Taipei, a gigante tecnológica apresentou o primeiro display portátil para gaming de 240Hz.

O ROG Strix XG17 é um IPS LCD de 17,3 polegadas, que tem uma resolução de 1.920 x 1.080 e um tempo de resposta de 3ms. A taxa de atualização é ajustável, mas a marca taiwanesa está a utilizar os 240Hz como ponto de venda. Note que esta não é uma velocidade recorde no mercado, uma vez que os portáteis Asus Strix Scar III e Hero III já alcançam esta marca, mas é a primeira vez que vemos uma fasquia tão alta no segmento dos ecrãs USB.

O modelo tem altifalantes stereo integrados, um suporte magnético e uma bateria interna. Com os 240Hz a funcionar, a autonomia chega às três horas. A tecnologia Quick Charge 3.0 garante um ciclo de carregamento rápido.

O XG17 tem uma entrada HDMI e uma entrada USB-C, o que significa que é possível ligar qualquer tipo de aparelho de jogo ao monitor, como um smartphone, uma consola ou um computador.

Ainda não existem informações específicas sobre a data de lançamento do monitor, mas sabe-se que só será lançado no último trimestre deste ano. O preço mantém-se por revelar.

A presença da Asus na Computex 2019 está a fazer-se notar. Veja o portátil com dois monitores 4K que a empresa revelou no evento, através deste link.