Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, 23 cidades do estado do Texas foram simultaneamente afetadas por um ataque informático com ransomware. De acordo com o Texas Department of Information Resources (DIR), a ação parece ter sido despoletada por um único agente.

O ciberataque foi maioritariamente dirigido a agências públicas, mas o DIR preferiu não especificar quais.

À NPR, uma estação norte-americana de rádio, um porta-voz afirmou não conhecer casos em que o "resgate" foi pago. A resposta de segurança levada a cabo pelo governo local consistiu em colocar todos os departamentos afetados offline. Segundo a NPR, o ataque está já a ser investigado pelo FBI, em parceria com especialistas locais em cibersegurança.

Ainda não é possível determinar o real impacto do ataque. No entanto, quando um único agente consegue colocar departamentos públicos offline em 23 cidades norte-americanas, é caso para criar alarme. Embora possa não ser o caso, é importante sublinhar que a digitalização das redes de gestão de abastecimento público pode colocar em risco o normal funcionamento de uma região, especialmente quando um ataque informático é dirigido a agências governamentais. O roubo de dados sensíveis é outro dos riscos prementes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.