O número de vírus activos na Internet durante o primeiro semestre deste ano cresceu 59 por cento em relação ao período homólogo do ano passado, divulgou a Sophos. No total, foram detectados 7.944 novos vírus, com destaque para o húngaro Zafi.D, que representou mais de um quarto (25,3 por cento) do total de ocorrências no primeiro semestre.

A Sophos afirma que hoje o perigo de navegar na Internet de uma forma desprotegida é cada vez maior. Agora, há 50 por cento de hipóteses de ocorrer um ataque em apenas 12 minutos de ligação, se o sistema antivírus e de segurança não forem actualizados com frequência.

O Zafi.D, um vírus que se identifica com a mensagem de boas festas "Happy holidays!" e que afectou vários países, dominou o top ten da empresa durante quatro meses consecutivos, todavia, no mês passado perdeu o lugar para uma nova variante do Mytob. O Zafi.D é a quarta versão de um código malicioso que apareceu pela primeira vez em Abril de 2004 e caracterizava-se pela capacidade de adaptação à língua do utilizador através da análise do domínio do seu endereço de email.

A lista dos vírus mais activos do mês de Junho mostra que as variantes do Mytob dominam sete das dez primeiras posições, representando 42,3 por cento do total de ocorrências. O Mytob.BE foi a variante mais activa com 12,6 por cento do total de ocorrências recebidas pela Sophos, seguido do Netsky.P (12,5 por cento), um vírus que também aparece há vários meses na lista da empresa.

Presente está também o bilingue Sober.N. A variante .S, propaga-se via email dizendo que os utilizadores ganharam bilhetes para o WorldCup de 2006, o que chegou a obrigar o comité do Campeonato do Mundo da Alemanha a encerrar o sistema de venda de bilhetes pela Internet.

Durante o mês de Junho, a Sophos detectou 1.434 novos vírus, sendo que um em cada 43 emails enviados durante o período analisado estavam infectados.

Recorde-se que o jovem hacker alemão que confessou ter desenvolvido os worms Netsky e Sasser em 2004 vai ser julgado na próxima semana. Sven Jaschan, foi responsável por quase 50 por cento de toda a actividade de vírus registada nos primeiros seis meses de 2004, o Sasser foi responsável por 26,1 por cento de todas as infecções de vírus, seguindo-se o Netsky.P, Netsky.B e Netsky.D.

Notícias Relacionadas:

2005-05-11 - Trend Micro lança alerta de médio risco para o vírus MYTOB.ED
2005-05-04 - Sober.S tira partido de interesse no Campeonato do Mundo para infectar computadores
2004-07-29 - Sophos acusa hacker alemão de ser responsável por 70% das infecções de vírus em 2004
2004-12-17 - Zafi.D ocupa lugar de destaque entre os vírus natalícios