A Kaspersky realizou um inquérito sobre como o estado de saúde mental dos jogadores podem afetar a sua performance e que cuidados têm para estarem em máxima força nas provas. Os resultados mostram que os atletas profissionais de desportos eletrónicos se preocupam mais com a saúde mental do que outros jogadores. E 75% dos jogadores europeus de eSports concordam que o bem-estar é essencial para um alto desempenho nas partidas.

A responsabilidade de cuidar da sua saúde é outro ponto onde os jogadores profissionais de eSports prestam atenção e orientam-se em hábitos saudáveis. O inquérito diz que 38% dos jogadores pensam em dormir o suficiente, os mesmos 38% afirmam que não se esquecem da preparação mental. Por fim, 36% têm o cuidado de fazer pausas sempre que possível para se moverem.

Estudo kaspersky gamers

Quando comparado com os jogadores influenciadores europeus, o inquérito descobriu que os profissionais de eSports são mais responsáveis, com 40% a dizer que preferem fazer pausas para dormir e alimentarem-se melhor e de forma mais saudável para melhorar o seu desempenho. Já 53% dos influenciadores preferem continuar a jogar do que realizar pausas saudáveis.

O estudo foi encomendado à Arlington Research, num inquérito online realizado a 10 mil gamers oriundos de 21 países, incluindo Portugal, focando-se em atletas de eSports, influenciadores, jogadores hardcore ou os gadget gamers (aqueles que investem em tecnologia de ponta para se manter ao mais alto nível).

“Para lutar por posições de liderança, os jogadores profissionais dedicam imenso tempo a preparar-se minuciosamente. Para além das hard skills dentro de jogos específicos, as soft skills desempenham um grande papel na vitória. A nossa pesquisa mostra que 82% dos jogadores profissionais concordam que para eles o fundamental é o bem-estar mental", destaca Marina Titova, responsável de produto e marketing da Kaspersky.

Em outros resultados, 91% dos entrevistados disseram que a performance, tal como qualquer outro desporto, é a chave para ganhar, apontando que seja a nível do computador ou de um headset, a performance de hardware é o elemento importante para obter resultados vitoriosos. O poder de processamento assume a maior importância, segundo 49% dos inqueridos, os treinos somam 41% e a largura de banda 40% dos elementos que podem fazer a diferença de vantagem sobre outros jogadores.

É curioso que 72% dos jogadores profissionais ligam os seus melhores resultados às escolhas de equipamentos de gaming específicos, tais como o headset idel, o teclado, rato ou volante, assim como as colunas de som ou a cadeira.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.