O projeto é da portuguesa Captain Wings e tem a ambição de se estender a outras cidades do país e de apostar na exportação já a partir do próximo ano, apoiada numa parceria com a empresa de Famalicão Partteam, que fabrica os equipamentos.



A tecnologia portuguesa é comercializada com a marca Bitcoin Já, embora esteja preparada para suportar outras moedas virtuais. O primeiro exemplar vai ser instalado no centro comercial Saldanha Residence, em Lisboa, e estará disponível a partir das 17h00, revelou o responsável da empresa, Joaquim Lambiza, em declarações ao diário Económico.



No país, a Capitain Wings pretende ainda lançar as suas máquinas de Bitcoins no Porto e no Algarve. Durante o próximo ano pretende exportar 20 unidades destes equipamentos, que permite comprar bitcoins e trocar aquela moeda por euros.



Note-se que a Partteam apresentou recentemente os Flycoin, quiosques multimédia que aceitam diferentes sistemas de pagamento, como o Bitcoin ou o Paypal. O produto é agnóstico em relação a marcas e pode ser adaptado às necessidades dos diferentes promotores. Ainda não tinha exemplares em funcionamento no país.

De Portugal saem também máquinas comercializadas pela norte-americana Lamassu, que também têm design português, como o TeK já teve oportunidade de escrever.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico