A Intel acaba de anunciar uma nova designação para os seus processadores de baixo consumo anteriormente conhecidos com os nomes de código Silverthorne e Diamondville. O Atom vai designar agora os chips produzidos para dispositivos de Internet móvel que deverão chegar ao mercado ainda este ano.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447117.gif

Este é o mais pequeno processador da Intel, construído com a tecnologia de transístores de 45 nanómetros e baseado numa nova micro arquitectura especialmente concebida para pequenos equipamentos e baixo consumo de energia, embora mantendo a compatibilidade com as instruções do Core 2 Duo.

A par dos novos processadores a Intel apresentou também a tecnologia Centrino Atom, que antes tinha o nome de código Menlow, e que junta os componentes de processamento com processador gráfico e comunicação sem fios, tudo com o mesmo conceito de redução da dimensão e de consumo.

Com esta estratégia a Intel tenta alargar aos dispositivos móveis o conceito que já mostrou sucesso nos portáteis, com o Centrino, e que também alargou aos PCs com a plataforma Viiv.

Notícias Relacionadas:

2008-01-08 - Intel inunda mercado com 16 novos processadores