A Internet e a cada vez maior necessidade de utilização de dispositivos móveis, assim como a partilha de ficheiros via Web também já levaram a Micrograf, a distribuidora exclusiva da Autodesk, em Portugal, a anunciar as novas versões do GIS, sistema de suporte empresarial Design Server 7 para Windows 2000, o editor de mapas interactivos MapGuide 6 e o Autodesk OnSite 2 versão View 2 e Enterprise 2, todos eles produtos que permitem transmitir e partilhar dados de projecto através de dispositivos móveis.


Quanto à demonstração de resultados financeiros da Autodesk anunciados, correspondentes ao terceiro trimestre fiscal, que terminou em 31 de Outubro de 2001, aquela empresa de software atingiu um volume de negócios na ordem dos 216,4 milhões de dólares ou 44 milhões de contos contra 229,2 milhões de dólares ou 52 milhões de contos, em idêntico período do ano fiscal anterior.

"Apesar dos problemas macro-económicos que afectam os nossos negócios, as nossas equipas de produto e comerciais continuam a gerar oportunidades", sublinhou Carol Bartz, presidente e director executivo da Autodesk em comunicado.

Após a disponibilização da versão UNIX do Autodesk GIS Design Server, no passado mês de Fevereiro, surge agora uma nova versão vocacionada para o sistema operativo Microsoft Windows 2000, que se destina a gerir a solução Geographic Information System (GIS) end-to-end a empresas de prestação de serviços de utilidade pública, companhias de comunicações e administrações locais.

Esta tecnologia da Autodesk, ainda sem preço atribuído ao mercado nacional, destina-se a arquivar os dados de SIG, sob uma base de dados normalizada Oracle e, em particular, em formato Oracle Spatial.

Este sistema, que é a base da Estratégia GIS Empresarial da Autodesk, funciona em conjugação com o Autodesk MAP, Autodesk MapGuide, e Autodesk OnSite Enterprise.

O Autodesk MapGuide 6 (que permite várias configurações a partir de um preço base de 9950 euros ou 1994 contos) assegura a difusão, através da Internet ou intranets empresariais, de mapas, projectos cartográficos e dados SIG (dados espaciais).



O Autodesk MapGuide 6, baseado numa tecnologia de servidor, torna efectiva a transmissão de dados em tempo real para utilizadores, clientes e empregados, que se encontram no terreno. Conjugado com o Autodesk OnSite, o Autodesk MapGuide pode ainda veicular dados espaciais para dispositivos móveis.



De acordo com Vasco Costa, Director Geral da DGEMN, o sistema MapGuide interliga-se com a base de dados, sendo fácil de transpor para esta aplicação e, de uma forma simples e rápida, para o utilizador.

A plataforma integrada pelo Autodesk MapGuide, o programa de criação cartográfica Autodesk Map, o servidor de SIG da Autodesk e o Autodesk OnSite garante a recepção, visualização e marcação do projecto em dispositivos móveis. Esta conjugação de solução está direccionada, segundo a Autodesk para todos os profissionais de engenharia, de arquitectura ou de construção fora do escritório.

Relativamente ao Autodesk OnSite 2 (já disponível nas versões View 2 e Enterprise 2) possibilita também a partilha de dados de projecto mediante dispositivos móveis. Construtores, engenheiros e topógrafos são alguns dos profissionais que necessitam de ter acesso remoto a partir de qualquer ponto e em qualquer momento a planos, mapas e todo o tipo de informação do projecto digital. As soluções Autodesk OnSite estão baseadas na plataforma Windows-Microsoft CE e estão preparadas para a sua utilização nos últimos modelos de dispositivos móveis, como computadores portáteis, PDAs ou agendas electrónicas.

O Autodesk OnSite View 2 já está disponível em Portugal pelo preço de 145 euros ou 29 mil escudos. As soluções baseadas no Autodesk OnSite Enterprise 2 custam 4950 euros ou 992 mil escudos por servidor, 4000 euros ou 801 mil escudos ou 25000 euros (cinco mil contos) por cada 10 ou 100 utilizadores (user-packs) respectivamente.


No evento de apresentação dos produtos Autodesk estiveram presentes alguns dos clientes daquela empresa, que utilizam a tecnologia MapGuide, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa, a Direcção Geral de Transportes Terrestres com o Projecto AMMOS; Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e finalmente o GeoSapo elaborado pela Imersiva para a Portugal Telecom.

Notícias relacionadas:

2001-09-19 - Autodesk lança Inventor 5 para projectos mecânicos em 3D

2001-07-12 - Autodesk com versões especiais para estudantes

2000-07-10 - Autodesk lança AutoCAD 2000i