Na décima edição do Autodesk Forum 2002, a decorrer no Centro Cultural de Belém, a Autodesk aproveitou para apresentar dois novos produtos dirigidos ao mercado da Arquitectura, o Autodesk Architectural Studio e o Autodesk Revit, mostrando também novidades noutras áreas.
Considerando que a Autodesk passou já por uma série de fases desde o seu início como empresa, Jorge Horta, director Geral da Autodesk Portugal, explicou que numa primeira fase a empresa se concentrou em trazer os projectos para o computador, enquanto que numa segunda fase as aplicações passaram a transmitir mais inteligência ao projecto. A terceira vaga está agora a iniciar-se com uma série de produtos que têm por objectivo disponibilizar a informação a toda a cadeia de valor.
O principal enfoque do Autodesk Forum 2002 foi para o Autodesk Revit e Autodesk Architectural Studio, duas ferramentas agora disponibilizadas com o objectivo de responder ao mercado de projectos de arquitectura. Antevendo já os lançamentos para o próximo mês, a Autodesk mostrou ainda o Autodesk Inventor 6, o Map Series 6 e o OnSite Desktop 7.
O Autodesk Revit 4.5 surge na sequência da aquisição em Fevereiro da Revit Technology Corporation, uma empresa de tecnologia paramétrica para projecto, construção e gestão de construção. O produto é novo na Europa já que até à aquisição da empresa por parte da Autodesk esta estava muito virada para o mercado norte-americano e canadiano, sendo apenas vendido online.
Jorge Horta salienta que o facto deste produto integrar numa só base de dados a totalidade do projecto e um modelador paramétrico evita uma série de possíveis erros que vêm do projecto e acabam por se reflectir depois na construção. Desde já disponível, o Autodesk Revit custa, até 15 de Janeiro, 4.400 euros, o que inclui todas as actualizações.
Também destinado aos Arquitectos, mas baseando a sua lógica na aproximação ao desenho conceptual, o Architectural Studio 2 recupera o sistema o sistema de trabalho tradicional dos arquitectos fazendo depois a ligação com as ferramentas de projecto e detalhe. Partindo de Pen computings ou outros dispositivos que permitem a utilização de caneta para esboço livre, o Architectural Studio 2 aposta num funcionamento intuitivo e ferramentas simples de forma a facilitar o trabalho ao arquitecto.
António Estevão admitiu que a Micrograf está a estudar a possibilidade de disponibilizar o Architectural Studio 2 em pacote com o hardware para introdução de dados, provavelmente através de uma parceria com a Viewsonic, mas que esta hipótese ainda está a ser estudada. Para já o produto está disponível para download na Internet e custa 1.200 Euros.
Notícias Relacionadas:
2002-02-15 - Autodesk VIZ 4 oferece design tridimensional mais intuitivo
2002-02-11 - Autodesk lança programa de subscrição na Europa
2001-11-25 - Autodesk com novas funcionalidades para Internet
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários