Na décima edição do Autodesk Forum 2002, a decorrer no Centro Cultural de Belém, a Autodesk aproveitou para apresentar dois novos produtos dirigidos ao mercado da Arquitectura, o Autodesk Architectural Studio e o Autodesk Revit, mostrando também novidades noutras áreas.



Considerando que a Autodesk passou já por uma série de fases desde o seu início como empresa, Jorge Horta, director Geral da Autodesk Portugal, explicou que numa primeira fase a empresa se concentrou em trazer os projectos para o computador, enquanto que numa segunda fase as aplicações passaram a transmitir mais inteligência ao projecto. A terceira vaga está agora a iniciar-se com uma série de produtos que têm por objectivo disponibilizar a informação a toda a cadeia de valor.



O principal enfoque do Autodesk Forum 2002 foi para o Autodesk Revit e Autodesk Architectural Studio, duas ferramentas agora disponibilizadas com o objectivo de responder ao mercado de projectos de arquitectura. Antevendo já os lançamentos para o próximo mês, a Autodesk mostrou ainda o Autodesk Inventor 6, o Map Series 6 e o OnSite Desktop 7.



O Autodesk Revit 4.5 surge na sequência da aquisição em Fevereiro da Revit Technology Corporation, uma empresa de tecnologia paramétrica para projecto, construção e gestão de construção. O produto é novo na Europa já que até à aquisição da empresa por parte da Autodesk esta estava muito virada para o mercado norte-americano e canadiano, sendo apenas vendido online.



Jorge Horta salienta que o facto deste produto integrar numa só base de dados a totalidade do projecto e um modelador paramétrico evita uma série de possíveis erros que vêm do projecto e acabam por se reflectir depois na construção. Desde já disponível, o Autodesk Revit custa, até 15 de Janeiro, 4.400 euros, o que inclui todas as actualizações.



Também destinado aos Arquitectos, mas baseando a sua lógica na aproximação ao desenho conceptual, o Architectural Studio 2 recupera o sistema o sistema de trabalho tradicional dos arquitectos fazendo depois a ligação com as ferramentas de projecto e detalhe. Partindo de Pen computings ou outros dispositivos que permitem a utilização de caneta para esboço livre, o Architectural Studio 2 aposta num funcionamento intuitivo e ferramentas simples de forma a facilitar o trabalho ao arquitecto.



António Estevão admitiu que a Micrograf está a estudar a possibilidade de disponibilizar o Architectural Studio 2 em pacote com o hardware para introdução de dados, provavelmente através de uma parceria com a Viewsonic, mas que esta hipótese ainda está a ser estudada. Para já o produto está disponível para download na Internet e custa 1.200 Euros.

Notícias Relacionadas:

2002-02-15 - Autodesk VIZ 4 oferece design tridimensional mais intuitivo

2002-02-11 - Autodesk lança programa de subscrição na Europa

2001-11-25 - Autodesk com novas funcionalidades para Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.