A Autodesk lançou recentemente a quarta versão do seu software de animação, rendering e modelação em três dimensões (3D) até agora conhecido por 3D Studio VIZ. Mas o programa vai a partir de agora adoptar uma nova designação, Autodesk VIZ.



Adaptando o software profissional Discreet 3ds max de animação em 3D produzido pela mesma empresa, o Autodesk VIZ 4 introduz novas funcionalidades de simulação de iluminação fáceis de implementar. Desta forma, os designers poderão criar imagens mais ricas e atractivas que transmitem de forma exacta a ideia criativa de acordo com diferentes condições de iluminação.



No comunicado oficial divulgado pela Autodesk afirma-se que, "ao contrário de versões anteriores do 3D Studio VIZ, o Autodesk VIZ 4 integra totalmente uma nova geração de tecnologia de rendering global de iluminação e a iluminação baseada fisicamente dentro da aplicação". Os utilizadores poderão, assim, criar animações de uma forma mais intuitiva, centrando-se na qualidade das peças e não tanto nas técnicas especializadas de gráficos de computador.



Com a manipulação da luz dentro da própria aplicação, o trabalho de colocação de iluminação nas cenas de forma semelhante à que iria aparecer na realidade e a avaliação visual e quantitativa dos efeitos de luzes num determinado projecto fica facilitado. A intensidade da luz pode ser especificada em unidades fotométricas, formatos de dados para colocações artificiais de luz que obedecem aos padrões industriais da IES - Illuminating Engineering Society -, ou em padrões de luz natural.



Recorrendo à tecnologia i-drop da Autodesk, é possível arrastar elementos de iluminação virtual directamente dos sites dos fabricantes para as cenas criadas com o Autodesk VIZ 4. Através da sua função melhorada de interligação entre ficheiros, o Autodesk VIZ 4 pode aumentar a interoperabilidade com outras soluções de design da produtora de software, como o Autodesk Architectural Desktop, Land Desktop, Inventor e o Mechanical Desktop, bem como o AutoCAD 2002 e o próprio 3dsmax.



Em Portugal, o Autodesk VIZ 4 está disponível a um preço de 2.300 euros (460 contos). Na compra em conjunto com este programa do Autodesk Architectural Desktop 3.3, o preço será de 6.000 euros (1200 contos).


Notícias Relacionadas:

2001-11-25 - Autodesk com novas funcionalidades para Internet

2001-09-19 - Autodesk lança Inventor 5 para projectos mecânicos em 3D

2001-07-12 - Autodesk com versões especiais para estudantes

2000-09-21 - Versão do 3D Studio MAX grátis

2000-07-10 - Autodesk lança AutoCAD 2000i