A Amazon Web Services anunciou um novo agente de IA para ajudar programadores. Chama-se Kiro e pretende ajudar nas tarefas repetitivas durante a programação. A empresa diz que já é uma prática comum inserir-se diversas prompts e obter uma aplicação funcional, num processo rápido, mas para levá-la à produção é exigido maior rigor.

Frequentemente, os pressupostos que o modelo de IA assume não são documentados, os requisitos permanecem vagos e o design do sistema é pouco claro, dificultando a manutenção e a evolução da aplicação”, refere a AWS. É aqui que entra o Kiro, parar ajudar no desenvolvimento orientado por especificações.

O Kiro é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) de IA que ajuda os programadores a criarem projetos desde o conceito à produção, usando uma experiência de desenvolvimento simplificado para trabalhar com agentes de IA. O agente é apontado como eficaz para protótipos rápidos, mas é destacado por levar as prompts para sistemas de produção, com funcionalidades como especificações e hooks.

Kiro
Kiro

A empresa explica que as especificações são artefatos úteis sempre que é necessário refletir sobre uma funcionalidade, refatorizar trabalho que necessite de planeamento ou compreender o comportamento de sistemas. “Os requisitos são, geralmente, incertos no início de um projeto, razão pela qual os programadores usam especificações para obter planeamento e clareza. Da mesma forma, as especificações podem guiar os agentes de IA para uma melhor implementação”.

Já os hooks do Kiro agem como um programador experiente, capaz de detetar erros ou completar tarefas repetitivas em segundo plano. São automações que são orientadas por eventos, acionam um agente para executar uma tarefa quando um ficheiro é guardado, criado ou apagado, através de uma ação manual.

Outra funcionalidade do Kiro é que as suas especificações se mantêm sincronizadas com a base de código, permitindo aos programadores escrever código e solicitar ao agente que atualize as suas especificações, ou vice-versa. A AWS diz que esta função permite manter a documentação atualizada. Pode consultar mais informações técnicas no blog do Kiro.