Mesmo antes de estar à venda o iPad da Apple continua a gerar notícias. Desta vez é a possibilidade de uma avaria na bateria, que não pode ser removida pelo utilizador, levar à substituição do equipamento.

A garantia é feita pela Apple num documento de suporte técnico, citado por vários meios de comunicação norte-americanos, onde se refere que o serviço de substituição da bateria custa 100 dólares e que a empresa opta por trocar o iPad, em vez de apenas trocar a bateria. A mudança dificilmente será feita por um equipamento novo, o que está a gerar polémica.

As baterias têm sido uma das principais fontes de queixas dos utilizadores dos iPhone e MacBooks, que não podem simplesmente trocar o dispositivo quando este perde performance ou se avaria, como acontece na generalidade de outros equipamentos informáticos e de telecomunicações.

Aquando do lançamento do iPad a Apple adiantou que a bateria de tinha uma duração de 10 horas para navegar na Internet com wi-fi, ver vídeos ou ouvir música, sendo recarregada através da porta USB do computador.

Embora só chegue às lojas no próximo dia 3 de Abril, a Apple já abriu as pré-reservas para os utilizadores que querem adquirir no iPad, mas só nos Estados Unidos.

Pelas contas do grupo AAPL Sanity do Investor Village, no primeiro dia terão sido encomendadas 120 mil unidades, um número não confirmado, mas há já indicação de que o entusiasmo terá sido reduzido significativamente nos dias seguintes, para uma média de cerca de mil unidades por hora.

David Tello, que tem acompanhado de perto os números do Investor Village, estima que as vendas estabilizem nas 30 mil unidades por dia, para um total de meio milhão de iPads reservados antes de 3 de Abril.

Nota da Redacção: Foi feita uma actualização para incluir a informação de que a bateria do iPod se recarrega ligando à porta USB do computador, o que estava implicito na frase "sendo recarregada através da porta USB". O TeK já tinha escrito antes que o iPad não tem porta USB, como acontece com o iPhone, mas utiliza a porta do conector para ligação a outros dispositivos e carregamento da bateria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.