Para o conseguir fazer, a Bee2FireDetection recorre não só à inteligência artificial (IA), como também aos espectrómetros, a diferentes câmaras de vigilância por vídeo digital e à termografia (uma técnica que permite analisar as temperaturas à distância) para detetar incêndios florestais até 15km. Esta solução funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A IBM Watson Visual Recognition, a plataforma de IA de apoio da Bee2FireDetection, analisa as imagens recolhidas através de diferentes algoritmos de leitura profunda, permitindo que o sistema detete não só qualquer sinal de incêndio e uma área de fumo, como também um aumento de temperatura ou mudança de luz. Caso algo de errado seja identificado, o software lança o alerta praticamente em tempo real.

Este sistema permite calcular o índice de risco de incêndio de forma eficaz, fornecendo à plataforma Watson uma série de dados meteorológicos e ambientais do local, como a humidade, a direção do vento ou da temperatura. Esta informação é obtida através de estações meteorológicas locais e de dados provenientes da Weather Company da IBM.

Beneficiando da funcionalidade do Watson e da análise de dados meteorológicos e ambientais, a Bee2FireDirection consegue estimar de que modo o fogo pode evoluir no solo, uma vez que o sistema consegue calcular a velocidade e a direção que as chamas podem alcançar.

Desta forma, e podendo ajudar as equipas de combate, depois de recolher e analisar todos os dados a Bee2FireDirection pode apresentar uma previsão precisa sobre a probabilidade de um incêndio acontecer ou não e calcular o risco de incêndio.

A empresa refere que a implementação da Bee2FireDetection não requer um hardware especial, sendo necessário um sistema de monitorização de câmaras HD e computadores, elementos com os quais vários municípios, empresas e organizações já trabalham.

Os primeiros projetos pilotos da Bee2FireDetection foram desenvolvidos em diferentes países da Europa e da América Latina, estando neste momento disponíveis a nível global.