Cumprindo mais um passo para a criação de simetria entre o mundo da Internet no PC e no telemóvel, a Adobe vai lançar em Outubro a versão beta do Flash Player 10 para smartphones. Na lista de plataformas suportadas o grande ausente é o iPhone OS.

A Adobe adiantou que esta versão beta estará disponível para Windows Mobile da Microsoft, o Android da Google, o Palm OS e o Symbian da Nokia. A Nvidia, Broadcom, Intel, Texas Instruments e a Qualcomm estão também a optimizar o Flash Player para os seus produtos.

Esta nova versão já foi distribuída junto de alguns parceiros da empresa, mas os programadores devem ter acesso ao Flash Player 10 só mais perto do final do ano.

Com esta integração nas plataformas de smartphones, os utilizadores vão poder ter acesso a uma experiência web mais rica, vendo vídeos embebidos em alguns sites que até agora não eram disponibilizados através dos browsers dos telemóveis.

Uma versão simplificada da versão 8 do Flash, mais conhecido por Flash Lite, já tinha sido integrada em alguns sistemas operativos de smartphones, incluindo o Symbian da Nokia.

Aparentemente a Adobe ainda não conseguiu encontrar uma plataforma de entendimento com a Apple para a integração do Flash no iPhone OS, embora vários responsáveis da empresa já tenham admitido que gostariam também de adaptar a tecnologia ao sistema operativo do iPhone.