A MindProber, startup de Braga, utilizou a sua tecnologia baseada em biometria para estudar as emoções dos fãs que assistiam a um jogo de futebol, a partir do impacto do envolvimento emocional. O estudo foi realizado em parceria com a cadeia de televisão Eleven Sports.

O jogo escolhido para a análise foi disputado entre a Juventus e o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, tendo os três golos da partida sido apontados por Cristiano Ronaldo. A startup de Braga monitorizou dezenas de espectadores que assistiam ao jogo em direto, a partir de casa. Durante a partida os participantes indicavam, através de uma app, se gostavam ou não do que estavam a ver, fazendo com que o sensor biométrico medisse as variações nos estados emocionais (mais ou menos excitado).

Os dados recolhidos permitiram compreender a evolução dos espectadores ao longo do jogo. Esses dados poderão ter múltiplas aplicações, como por exemplo: fazer escolhas mais acertadas em termos de edição; escolher os comentadores mais adequados; identificar momentos chave da transmissão, potencialmente úteis para a inserção de publicidade; ou ainda entender e comparar o valor mediático de cada jogador (identificar os que captam a atenção dos espectadores e geram mais impacto).

tek mindprober
Pedro Miranda, CEO da MindProber

Pedro Almeida, CEO da MindProber, refere que a empresa pretende “colocar à disposição de grandes broadcasters e de grandes anunciantes mais e melhores ferramentas, capazes de potenciar ganhos e de reforçar a sua estratégia.”

Por sua vez, o Head of Marketing & Communications da Eleven Sports, Nuno Miranda, considera que “através deste sistema inovador, poderemos saber com detalhe todos os momentos de maior emoção dos telespectadores durante um jogo de futebol, um Grande Prémio de Fórmula 1 ou outro evento desportivo, o que nos irá permitir melhorar a interação com os nossos clientes”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.