
O DESI_JEDI-IMAGING (Desenvolvimento de técnicas espectrométricas de massa para obtenção de imagens 3D e análise in vivo de tecidos biológicos) é um programa financiado pela União Europeia e promete marcar o início de uma nova era na cirurgia de extração de cancro.
Um dos objetivos deste projeto era procurar formas mais precisas de identificar tecidos cancerígenos. Estes tecidos apresentam uma atividade metabólica irregular e, através de espetroscopia molecular e de comparações entre células saudáveis e anómalas, podem ser detetados com maior precisão.
Numa outra fase, os cientistas do DESI_JEDI-IMAGING queriam descobrir de que forma podiam colocar a espectrometria de massa ao serviço da cirurgia de remoção de tecidos cancerosos. Assim, os investigadores desenvolveram o iKnife, um "bisturi inteligente" que utiliza esta técnica de imagem médica para orientar a cirurgia de ressecção do cancro, aumentando a probabilidade de extração total do tumor e reduzindo o impacto sobre o tecido saudável.
Informações avançadas pelo CORDIS, o repositório de informação sobre investigação e desenvolvimento da Comissão Europeia, indicam que o iKnife consegue fazer o reconhecimento de tecidos em meros segundos, face aos cerca de 40 minutos que são exigidos pelos métodos tradicionais de identificação histológica.
O iKnife ainda está em fase de aprovação regulatória, mas o CORDIS acredita que as aplicações deste sistema inovador vão muito para além dos blocos operatórios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários