O DESI_JEDI-IMAGING (Desenvolvimento de técnicas espectrométricas de massa para obtenção de imagens 3D e análise in vivo de tecidos biológicos) é um programa financiado pela União Europeia e promete marcar o início de uma nova era na cirurgia de extração de cancro.

Um dos objetivos deste projeto era procurar formas mais precisas de identificar tecidos cancerígenos. Estes tecidos apresentam uma atividade metabólica irregular e, através de espetroscopia molecular e de comparações entre células saudáveis e anómalas, podem ser detetados com maior precisão.

Numa outra fase, os cientistas do DESI_JEDI-IMAGING queriam descobrir de que forma podiam colocar a espectrometria de massa ao serviço da cirurgia de remoção de tecidos cancerosos. Assim, os investigadores desenvolveram o iKnife, um "bisturi inteligente" que utiliza esta técnica de imagem médica para orientar a cirurgia de ressecção do cancro, aumentando a probabilidade de extração total do tumor e reduzindo o impacto sobre o tecido saudável.

Informações avançadas pelo CORDIS, o repositório de informação sobre investigação e desenvolvimento da Comissão Europeia, indicam que o iKnife consegue fazer o reconhecimento de tecidos em meros segundos, face aos cerca de 40 minutos que são exigidos pelos métodos tradicionais de identificação histológica.

O iKnife ainda está em fase de aprovação regulatória, mas o CORDIS acredita que as aplicações deste sistema inovador vão muito para além dos blocos operatórios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.