
A novidade foi anunciada pela Blu-ray Disc Association (BDA). Num comunicado online, a associação apresenta dois novos formatos de discos Blu-ray, o BDXL e o IH-BD, o primeiro mais do que duplica a capacidade de armazenamento de dados conseguida com o último avanço conhecido para esta tecnologia e o segundo é um disco híbrido.
O BDXL, como o próprio nome parece sugerir, destina-se ao armazenamento de grandes quantidades de dados que, ao invés das habituais duas camadas, serão distribuídos por 3 ou 4 layers. Será disponibilizado nas versões gravável e regravável, sendo que a capacidade da última vai "apenas" até aos 100 GB. A versão que só pode ser "escrita" uma vez vai permitir guardar até 128 GB, o que representa um aumento significativo face aos 67 GB anunciados em Janeiro (33,4 GB por camada).
Para além dos novos discos de grande capacidade foi apresentado um formato híbrido, o IH-BD, que é composto por duas camadas, uma gravável e outra regravável, cada uma com 25GB.
Embora ainda não sejam conhecidos muitos detalhes sobre os novos discos, sabe-se para já que estes não serão compatíveis com os actuais leitores de discos Blu-ray, no entanto os dispositivos que suportem os novos formatos serão compatíveis com os discos mais antigos.
Os novos formatos destinam-se ao segmento profissional e a indústrias onde é necessário um armazenamento massivo de ficheiros, como bibliotecas inteiras de conteúdos digitais, por exemplo, mas serão também disponibilizadas versões destinadas ao consumo, particularmente nas zonas onde os gravadores de Blue-ray tiveram maior aceitação, avança a BDA.
A associação promete divulgar mais informações durante os próximos meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários