A Borland Software
prepara-se para revelar dentro em breve uma série de ferramentas destinadas a companhias que possuem programadores que trabalham em ambientes Java e .Net, de acordo com a publicação online C|NET.

A primeira a ser lançada, já este Verão, chama-se Janeva e consiste numa aplicação de middleware que permite que os programadores empreguem ferramentas da Microsoft para construir software Windows compatível com programas escritos para outros modelos de desenvolvimento como o Java 2 Enterprise Edition
(J2EE) e a Common Object Request Broker Architecture (CORBA).

A Janeva, cujo preço ainda não foi estabelecido, destina-se a companhias que possuem programadores Windows e Java e que pretendem que estes dois tipos de profissionais colaborem entre si num projecto de desenvolvimento de uma aplicação. No início deste ano, a Borland licenciou a infra-estrutura .Net da Microsoft, uma arquitectura de software que simplifica a criação de aplicações que cumprem os padrões de serviços Web.

Este tipo de aplicações utilizam a linguagem XML (eXtensible Markup
Language
) e outros protocolos para partilharem dados de uma forma
relativamente fácil entre sistemas de origem diferente. As companhias podem também empregar ferramentas de desenvolvimento baseadas no modelo de programação J2EE para serviços Web.

O objectivo desta produtora de software consiste em ultrapassar as suas concorrentes com ferramentas que possam funcionar com diferentes modelos de desenvolvimento. A Microsoft comercializa o seu software de programação Visual Studio.Net, ao passo que a IBM, a Oracle, a BEA Systems e outras companhias se dedicam principalmente a ferramentas baseadas na linguagem Java.

O C# Builder é outra das ferramentas que a Borland deverá lançar futuramente, e que também possui a capacidade de misturar e funcionar com software escrito através de padrões concorrentes de desenvolvimento. Trata-se de uma aplicação de programação baseada na linguagem C# que a Microsoft desenvolveu
como uma alternativa à Java da Sun
Microsystems
.

A Microsoft também produz uma ferramenta C#, mas o software da Borland irá permitir que os programadores trabalhem com programas escritos com ferramentas Java ou CORBA. Para além disso, integra um utilitário concebido para facilitar a transmissão de dados para várias bases de dados durante a fase de desenvolvimento. O C# Builder irá estar disponível a partir deste Verão em três versões diferentes, com um preço que varia entre os 999 e os 2.499 dólares para programadores profissionais. A edição pessoal custa apenas 69 dólares.

O terceiro produto a ser anunciado dentro em breve pela companhia consiste num software servidor de aplicações em Java para empresas de dimensão média e departamentos de grandes organizações. O Borland Enterprise Server Team Edition, que inclui a aplicação Janeva, custa 1.995 dólares e apenas pode ser utilizado em simultâneo por 24 pessoas.

Notícias Relacionadas:
2002-07-02 - Microsoft Visual J# .NET permite criar aplicações e serviços
Java para .NET

2001-06-04 - Nokia
e Borland juntas em aplicações Java