A próxima versão do Windows deve chegar nos próximos meses e promete corrigir algumas falhas que têm sido apontadas por utilizadores e imprensa especializada como motivos para o desagrado que o sistema operativo tem causado. Segundo os últimos rumores, o botão de Iniciar vai regressar ao modo de trabalho desktop.

Anteriormente conhecido como Windows Blue e agora referenciado como Windows 8.1, a atualização do sistema operativo vai recuperar o botão Iniciar que pode ter apenas a função de acesso ao menu de aplicações em estilo Metro e não vai "ressuscitar" o Menu Iniciar. O design do botão, ao que apurou o The Verge, vai ter o mesmo aspeto do que o símbolo que existe no separador lateral direito do Windows 8.

[caption]Ribbon à direita[/caption]

O grande número de aplicações e software que repõem o botão iniciar no Windows e que podem ser encontrados na Web, bem como a quantidade de downloads feitos a essas ferramentas, são uma prova que parte dos utilizadores sente a necessidade de ter um botão para trocar entre ambientes de trabalho.

Também surgiram informações não confirmadas de que a tecnológica norte-americana iria incluir a opção de iniciar diretamente para o ambiente desktop em vez de direcionar os utilizadores automaticamente para o ecrã de início com os live tiles.

Windows 8 em dispositivos móveis mais pequenos

Confirmada está a chegada de dispositivos equipados com Windows 8 mas em tamanhos de sete e oito polegadas. Além da confirmação dada neste sentido pelo ex-diretor financeiro da Microsoft, Peter Klein, surgiram imagens daquele que pode ser um dos novos dispositivos Windows.

[caption]Acer 8[/caption]

Referido como Acer Iconia W3-810, é um tablet de oito polegadas com um processador Intel Atom a 1,8Ghz e 2GB de RAM que pode chegar ao mercado acompanhado de vários acessórios, um dos quais será um teclado.

A informação foi conseguida pelo Minimachines e coloca a Acer como uma das primeiras empresas a aproveitar a nova gama de produtos suportada pelo Windows 8. A fabricante oriental pediu entretanto ao site para retirar a informação sobre o equipamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico