O projecto Via Digital disponibilizou um inquérito electrónico, que vigora até o final de Setembro, para seleccionar as cinco autarquias que vão fazer parte do piloto do programa. A proposta passa pela criação de um serviço que integre uma biblioteca de software livre e uma central de informações.

Através deste inquérito online também serão seleccionadas várias empresas de software para integrarem a iniciativa. "Esta é uma oportunidade para as autarquias se informatizarem a baixo custo. A Finep, entidade financeira, disponibilizou uma verba de 1,6 milhões de reais para esta fase", refere José Eduardo De Lucca, representante da GeNESS e coordenador-geral da iniciativa.

A selecção das autarquias será baseada na maturidade dos seus processos digitais, e nos aspectos económico-sociais, como a capacidade técnica e financeira, a motivação e capacidade de articulação.

A Via Digital visa a implementação de um portal que permita o acesso e o desenvolvimento partilhado de software livre para a gestão municipal. "Esta fase piloto é essencial para a ratificação do projecto, e para a criação das soluções que vão fazer parte do acervo público que vai ligar as autarquias entre si", explica José Eduardo De Lucca.

A criação do software livre permitirá a redução de custos de digitalização das autarquias, o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços, a geração de emprego. O projecto vai ainda estimular o desenvolvimento do software livre através do empreendedorismo e do surgimento de novas oportunidades de negócio.

A iniciativa Via Digital é coordenada pelo Centro GeNESS do departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como parceiros a Universidade Federal de Campina Grande, a Associação para a Excelência do Software Brasileiro, o Centro de Pesquisas Renato Archer e a empresa OpenS Tecnologia.

Notícias Relacionadas:

2005-08-18 - Novo ministro das comunicações brasileiro questiona utilização de software livre pelo Governo

2005-05-13 - Programa PC Conectado assegura integração de sistema operativo Linux

2003-11-25 - Governo Brasileiro quer reduzir custos através de software open source