Depois do anúncio no passado mês Maio de que a Buena Vista Home Entertainment (BVHE) estava a desenvolver um novo tipo de DVDs com capacidades autodestrutivas, surge agora a informação de que a empresa está a avaliar a receptividade do público ao produto através de um lançamento parcial em quatro áreas dos EUA, noticiou hoje a Agência Reuters.

Embora a BVHE - o braço de distribuição de vídeos da Walt Disney Pictures - tenha preferido não comentar oficialmente esta iniciativa, a mesma fonte adianta que esta consiste no lançamento, em formato ez-D, o nome dos referidos DVDs, de seis a oito filmes de topo de cartaz em cada duas semanas, durante os seis meses que durará esta experiência.

Nesta primeira fase os DVDs foram colocados à venda em quatro zonas dos EUA, a saber, Austin, Peoria/Bloomington, Charleston e Kansas City, contendo filmes como "The 25th Hour", "Frida" ou "Signs", entre muitos outros.

Recorde-se que os ez-D são DVDs, fabricados pela Flexplay Technologies, que possuem a característica de se autodestruirem depois de estarem 48 horas expostos ao oxigénio. Devido ao seu baixo preço (cerca de 7 dólares), estes DVDs podem vir a tirar uma fatia importante dos lucros das firmas de aluguer de vídeos, uma vez que, com este produto, as produtoras podem vir a prescindir dos serviços destas.

Esta é uma situação que, como seria de esperar, está a preocupar firmas especialistas em aluguer de vídeos, como a Blockbuster, a qual, adianta a mesma fonte, tem tentado chegar a acordo com a Flexplay de forma a tornar-se a distribuidora exclusíva destes novos DVDs descartáveis.

Notícias Relacionadas:

2003-05-19 - Walt Disney vai lançar DVDs com capacidade de "auto-destruição"