Está já assegurada a instalação do Linux Caixa Mágica 8.1 nos mais de 13 mil computadores a instalar nas novas Salas TIC que o Ministério da Educação está a criar nas Escolas Secundárias portuguesas. Depois do Ministério ter assinado um protocolo com a Sun Microsystems onde atribui a esta empresa a responsabilidade da versão Linux a colocar nestes computadores, deverá ser esta semana formalizado o acordo com a ADETTI/Caixa Mágica.



A Sun e a Caixa Mágica devem assinar o protocolo de entendimento ainda esta semana, formalizando desta forma o entendimento alcançado na semana passada para a instalação do Caixa Mágica Desktop 8.1 Standard e do OpenOffice nos computadores das escolas. Recorde-se que para as novas Salas TIC o Ministério da Educação definiu que os computadores deveriam ter um ambiente de trabalho Windows e Linux, em dual boot.



A Caixa Mágica está neste momento na fase de instalação de máquinas tipo, junto com os três fabricantes que ganharam o concurso do Ministério da Educação, de forma a produzir o master da versão a instalar nas escolas. Ao mesmo tempo está também com a Microsoft a preparar o ambiente para reposição da imagem dos computadores já que o servidor utilizado nas Salas TIC é Windows.



Embora a Caixa Mágica tenha vindo a tentar há algum tempo obter uma colaboração directa com o Ministério da Educação para a instalação da sua versão de Linux nas escolas, Paulo Trezentos, um dos responsáveis pelo projecto, confessa-se satisfeito com este acordo. "A parceria entre a Sun e a ADETTI/Caixa Mágica torna a presença do Linux uma realidade mais forte nas escolas. Juntos conjugamos competências e garantimos uma oferta mais sólida", afirma Paulo Trezentos ao TeK.



No protocolo que deverá ser assinado entre a Caixa Mágica e a Sun Microsystems está também contemplada a possibilidade da equipa da Caixa Mágica garantir o apoio técnico e a formação em Linux aos professores que vão utilizar as novas salas TIC.

Notícias Relacionadas:

2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades