Chega hoje às lojas o Caixa Mágica Desktop Pro 10, a edição do sistema operativo Linux em Português desenvolvida pela Caixa Mágica, uma empresa que se autonomizou da ADETTI. Tal como acontecia já em edições anteriores, a distribuição dos pacotes no circuito comercial é assegurada pela Porto Editora mas o software pode também ser descarregado a partir do site da Caixa Mágica e de vários Mirrors em Portugal.



A edição para desktop goza de algumas melhorias em relação à versão anterior, nomeadamente a nível do suporte a hardware e periféricos como modems ADSL, e ainda na instalação e administração do sistema operativo, defendeu hoje Paulo Trezentos, investigador sénior da ADETTI e Director Técnico da Caixa Mágica. Durante a apresentação, que decorreu no Fórum Lisboa, no âmbito do III Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, Paulo Trezentos afirmou ainda que a versão para servidor deverá estar disponível nos próximos meses.



A edição portuguesa de Linux tem vindo a ganhar um crescente nível de adesão entre as empresas e entidades públicas, como se percebeu pelas várias apresentações realizadas e o apoio do Ministério da Justiça no desenvolvimento de uma versão específica do Caixa Mágica para esta área. Recorde-se que o Caixa Mágica é já a versão de Linux usada nas Escolas, nas Salas TIC, em dual boot com os sistemas Windows.



Entre as novidades apresentadas nesta nova versão do Sistema Operativo Paulo Trezentos destacou a maior facilidade de instalação com a possibilidade de manutenção das repartições NTFS para quem quiser manter dois sistemas, e a utilização do GRUB. No suporte ao hardware as melhorias vão para suporte a placas wireless e a modems ADSL - estando os modelos mais frequentes já incluidos nos drivers fornecidos com o Caixa Mágica Desktop Pro 10.



A nível da Administração do sistema o novo Caixa Mágica utiliza o Ap.get da Debian para simplificar o download e instalação de novas aplicações, para além de contar com o sistema de actualizações automáticas.



Paulo Trezentos destacou ainda que a área de aplicações Multimédia do Caixa Mágica foi reformulada e que é agora mais simples e fácil ver um DVD ou ouvir músicas. No entanto a mesma filosofia anteriormente aplicada mantém-se, de incluir no pacote apenas uma aplicação para cada necessidade, podendo o utilizador recorrer à base de mais de 4 mil aplicações em mirrors nacionais para descarregar outras ferramentas de que precise.



Embora reconheça que existem passos positivos na adopção do Linux em Portugal, Paulo Trezentos recorda que é preciso avançar com cautela e que a mudança para os sistemas abertos tem sido resultado de um trabalho árduo da equipa da Caixa Mágica e dos seus parceiros.

Notícias Relacionadas:

2005-04-14 - Ministério promove utilização do Linux Caixa Mágica para a justiça

2005-03-23 - Lançamento de Caixa Mágica Desktop 10 Pro marca Evento Linux 2005

2004-12-31 - Nova versão do Caixa Mágica Desktop em beta