Com o objectivo de promover o Linux junto de segmentos de mercado mais receptivos, o projecto Caixa Mágica e a ADETTI - Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informáticas -, um centro de investigação do ISCTE - Instituto das Ciências do Trabalho e do Emprego - vão realizar este sexta-feira, dia 12, uma conferência sobre este sistema operativo open-source e as pequenas e médias empresas (PMEs).



Neste evento, serão abordados temas como os principais conceitos, vantagens e desvantagens da utilização do Linux, bem como os problemas que se colocam às PMEs na sua utilização, em detrimento de pormenores mais técnicos. A conferência, que irá decorrer no Auditório nº 6 do ISCTE, inicia-se às 16 horas, estando previsto que se prolongue até às 18.



Segundo Paulo Trezentos, um dos responsáveis pelo projecto Caixa Mágica, serão realizadas apresentações curtas, com uma duração máxima de 15 minutos. No início, alguns elementos daquele projecto vão explicar de uma forma básica em que é que consiste o software livre.



Posteriormente, será apresentado o projecto Caixa Mágica e a versão de pré-lançamento da distribuição de software que está na base desta iniciativa. Em seguida, um responsável da IBM e outro da Sun irão mostrar a oferta das suas empresas a nível de soluções Linux destinadas às PMEs. A sessão irá terminar com a realização de uma mesa redonda aberta aos participantes.



Dez dias depois terá lugar no mesmo lugar e à mesma hora uma conferência sobre o Linux e a Administração Pública. Mais uma vez, será apresentado o conceito de software livre e o projecto Caixa Mágica. De seguida, será a vez de Paulo Almeida, engenheiro do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF) do Ministério da Saúde relatar a sua experiência na implementação do Linux num gabinete do Estado. A sessão irá finalizar, mais uma vez, com um debate aberto ao público participante.



A entrada é gratuita em ambos os eventos mas os responsáveis agradecem que se efectue a confirmação através do email
ou pelo telefone 217 903 064. Segundo Paulo Trezentos, a semana de instalação da versão de pré-lançamento da distribuição desenvolvida pela equipa da Caixa Mágica que teve lugar de 25 a 28 de Maio nas instalações da ADETTI no ISCTE, bem como em duas escolas profissionais de Fátima e Ourém correu bastante bem.



Esta iniciativa consistiu na instalação da distribuição do Linux nos computadores das pessoas que estivessem interessadas, com vista a testar o máximo possível de hardware. Para tal, os interessados tiveram apenas que trazer a torre do PC. Paulo Trezentos adiantou ainda que não foram detectados grandes problemas na instalação. Ao todo, foram efectuadas nos três locais entre 40 a 50 instalações.



Prevista para breve, mais precisamente para 15 de Abril, segundo afirmou o investigador do ISCTE ao TeK, está a disponibilização dos CDs contendo a versão final da Caixa Mágica. Ao todo, serão produzidos 50 mil discos.


Notícias Relacionadas:

2001-11-04 - Caixa Mágica pretende trazer Linux para os PCs portugueses